Estudantes da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro foram certificados, nesta sexta-feira (29), como agentes do Programa Despertar. A iniciativa é um dos programas de promoção social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realizada em parceria com a Prefeitura Municipal e o Sindicato dos Produtores Rurais de Juazeiro, desenvolvido com o objetivo de promover a educação socioambiental voltada para a responsabilidade social. No município, 54 escolas do campo participam do programa.
A solenidade de certificação aconteceu no Centro de Excelência em Fruticultura do Senar, em Juazeiro, e contou com a participação da superintendente de Gestão, Programas e Projetos da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), Alexandrina Araújo, da coordenadora do Programa Despertar, Michele Viana, e sua equipe, do supervisor pedagógico do Centro de Excelência, Josias Williams, e do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Juazeiro, Josival Santos Barbosa, além dos estudantes, gestores escolares, professores, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) e do Conselho Tutelar de Juazeiro.
“O Programa Despertar chega trazendo exatamente a questão do despertar para o cuidado com o meio ambiente, para o desenvolvimento sustentável, para saber que as ações do homem hoje podem trazer consequências no futuro. Os nossos meninos e meninas são educados para educar também suas famílias e, hoje, os nossos Agentes Despertar estão sendo certificados para compartilhar esse conhecimento, porque eles são multiplicadores na sua comunidade”, disse a superintendente de Gestão, Programas e Projetos da Seduc, Alexandrina Araújo, durante a solenidade.
Emocionada com a certificação e por representar a sua escola no evento, Maria Clara Salustiano da Silva, 10 anos, falou sobre o seu aprendizado no programa. “É muito bom ser uma Agente Despertar, porque a gente aprende a respeitar a natureza, reutilizar as coisas e a conscientizar as outras pessoas”, disse a estudante do 5º ano, da Escola Municipal Eurídice Ribeiro Viana, no povoado de Quipá.
O coordenador pedagógico do Centro de Excelência em Fruticultura do Senar, Josias Williams, também lembrou a importância do programa para o fortalecimento do desenvolvimento regional. “O Despertar é um dos programas que nós temos dentro do Senar, que trabalha com promoção social. A intenção é fazer com que essas crianças despertem o poder do empreendedorismo, para elas entenderem o quanto podem mudar a realidade a partir do local onde elas estão. O programa tem todo este foco de educação contextualizada, para que os estudantes entendam as potencialidades da sua região, do seu lugar”, frisou.
Durante a solenidade, os estudantes ainda aproveitaram para visitar os laboratórios de análise do solo do Senar.
Texto: Eneida Trindade – Ascom Seduc/PMJ/Foto: Luan Medrado – Ascom/PMJ