A atividade integra a meta do Cesol-SSF evento Formativo em Economia Solidária realizado em parceria com o IF Sertão Pernambucano.
Empreendimento atendido pelo Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (Cesol-SSF) participou, na última semana, nos dias 26 e 27 de setembro, de uma oficina formativa intitulada “Capacitação em boas práticas para manipuladores”, promovida pelo projeto de extensão do curso de Tecnologia em Alimentos do IF Sertão Pernambucano, sob a orientação da professora Silvana Belém e Marcelo Olinda. A atividade foi realizada com o grupo Doce Caseiro Emanuel em Juazeiro, com a estudante e bolsista de extensão Agnes Barbosa.
Essa ação faz parte de um ciclo de atividades que será realizado com outros empreendimentos, resultado de uma parceria entre o curso de Tecnologia em Alimentos e o Cesol Sertão do São Francisco. De acordo com a bolsista de extensão Agnes Barbosa, o objetivo da ação é promover e informar os empreendimentos sobre as boas práticas de manipulação dos alimentos de maneira prática.
“O projeto visa promover a economia solidária e o cooperativismo, capacitando em boas práticas alguns dos grupos de manipuladores de alimentos que fazem parte do Cesol-SSF, cujo princípio é a valorização da comunidade e a economia solidária, servindo à sociedade e aos grupos que fazem parte, assegurando um crescimento exponencial dos mesmos,” destacou a estudante do IF Sertão Pernambucano.
Durante a formação, os empreendimentos aprenderam sobre ações e cuidados vitais no processo de manipulação dos alimentos. Ariane Ribeiro, que faz parte do grupo Doce Caseiro Emanuel, destacou a importância do momento formativo para o grupo. “Foi um momento muito importante de aprendizado. Já passamos por outras formações como essa, e é sempre bom aprender e relembrar essas informações e cuidados que devemos ter na hora da produção dos alimentos,” ressaltou Ariane Ribeiro.
A oficina “Capacitação em boas práticas para manipuladores” integra a meta de ações do Centro Público Evento Formativo em Economia Solidária, realizado em parceria com instituições públicas e privadas do território Sertão do São Francisco. A previsão é que a próxima atividade seja realizada nos dias 16 e 18 de outubro.
Ascom