Os professores de educação física da rede municipal de ensino de Juazeiro participaram, nesta terça-feira (03), do terceiro encontro do curso de formação continuada oferecido pelo Instituto Esporte e Educação (IEE), no município. Ofertada através de uma parceria com a Prefeitura de Juazeiro, a formação conta com a participação de 45 educadores e carga horária de 80h, divididas em encontros presenciais e online.
No terceiro encontro do curso, sendo o segundo presencial, a subcoordenadora pedagógica do IEE, Arlinda Viana, discutiu a pedagogia do esporte. “Passamos por uma breve parte teórica, relembrando os princípios do esporte educacional, e, em seguida, realizamos alguns jogos, de forma pedagógica, a fim de ensinar os esportes e abordar, também, os critérios de escolha do bom jogo. Aquele jogo que mantém a imprevisibilidade, permite o autogerenciamento dos jogadores, em que os professores fazem adaptações com os alunos para surgir novas aprendizagens, que tem a participação ativa de todos, permite o sucesso de todos os jogadores, estimula os alunos a jogarem e a pegarem na bola”, explicou.
Professor de educação física, na Escola Municipal São Francisco de Assis, em Itamotinga, José Jorge dos Santos, já percebe a contribuição da formação na sua rotina em sala de aula. “É muito interessante porque a gente consegue fazer essa vivência em grupo e interagir com os colegas, aprender com as experiências dos outros e depois repassar essas experiências nas nossas atividades. Já conseguimos levar essas práticas para a realidade das nossas escolas”.
Até o final do curso, os professores vão contar ainda com mais dois encontros e o assessor de programas educacionais da Seduc, João Paulo Barbosa, reforçou a importância da formação para a rede municipal de ensino. “Contamos com uma parceria importante, com um instituto que tem expertise no esporte educacional para reforçar a formação dos nossos educadores. Além disso, criamos um momento de troca de experiências, vivência prática e conhecimentos teóricos ímpar para a nossa rede”, frisou João Paulo.
Por Eneida Trindade – Ascom Seduc/PMJ/Foto: Edinazio Dias – Ascom/PMJ
Mais noticias, click aqui no Blog a notícia do vale