Petrolina é a única cidade do nordeste com projeto de lei selecionado para participar do programa da Câmara dos Deputados.
Com o incentivo da Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, cerca de 10 alunos da rede de ensino, acompanhados da professora da Escola Municipal Santa Terezinha, Rafaela Barbosa, e do professor José Eduardo, da Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos- CAIC, embarcaram nessa quarta-feira (18) para Brasília. A viagem tem o objetivo de participar das discussões sobre os projetos de lei desenvolvidos pelos alunos e selecionados para a 18ª edição do Câmara Mirim, programa que simula o processo legislativo com estudantes do ensino fundamental.
Uma das propostas escolhidas é do aluno do CAIC, Elton Cauã Mota Dias Lima, que estabelece o dia 22 de setembro como o Dia de Combate ao Capacitismo Escolar, como é chamado o preconceito contra pessoas com deficiência. Entusiasmado com a viagem a Brasília, o aluno Elton Cauã fala da alegria de ir à capital federal para participar do programa e defender sua ideia. Com apenas 14 anos, o petrolinense também destaca a importância de haver um momento dedicado a conscientização e sensibilização de estudantes, professores e funcionários sobre questões relacionadas às pessoas com deficiência.
“Vários fatores me motivaram a escrever o projeto de lei: o convívio com meu primo Miguel, que tem síndrome de Down, e meu convívio diário com alunos especiais dentro da minha escola, que é referência municipal em inclusão. O combate ao capacitismo leva justiça e igualdade escolar, garantindo que todos os alunos tenham acesso à educação e sejam tratados com respeito e dignidade”, conta Elton.
Durante a participação dos estudantes no Câmara Mirim, eles irão defender, debater e votar em seus projetos de lei na Câmara dos Deputados, diante de outros deputados mirins, e dos educadores aprovados no processo de seleção desta edição. Bastante orgulhosa com a participação dos alunos e professores de Petrolina no projeto, a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Rosane da Costa, falou da alegria em ver como a Educação de Petrolina está cada vez mais forte e de qualidade. “É uma alegria saber que Petrolina é a única cidade do nordeste que vai ser representada em Brasília por alunos e professores. Isso é resultado de um trabalho forte e de qualidade da nossa rede municipal. Através do incentivo do prefeito Simão Durando, eles irão conhecer um espaço privilegiado de educação para a democracia. Com certeza será uma experiência marcante e que eles levarão para o resto da vida”, afirmou Rosane.
Texto: Elaine Barbosa
Mais noticias, click aqui no Blog a notícia do vale