Uma manhã e início de tarde deste 29 de outubro com muitas discussões e definições, analisando também as conjunturas políticas que envolvem o Partido dos Trabalhadores de Petrolina nos cenários estadual, federal e municipal.
O espaço de debate fez parte da programação da Plenária Municipal 2023 do PT de Petrolina que reuniu neste domingo, cerca de 300 filiados no auditório do Sintepe, centro da cidade, referendando a candidatura própria para prefeito e prorrogando o mandato até 2025 do atual diretório municipal que tem à frente o professor Robson Nascimento como presidente.
Os nomes colocados e aprovados na plenária para a discussão de quem irá encabeçar a chapa pelo PT, são os do ex-prefeito, ex-deputado e primeiro suplente da Federação PT, PC do B e PV na Alepe, Odacy Amorim; do vereador Gilmar Santos que está em seu segundo mandato e é líder da oposição na Câmara Municipal; do superintendente do Hospital Universitário e ex-reitor da Univasf, Julianeli Tolentino; e do médico da família e diretor do HU, Aristóteles Cardona.
A plenária também aprovou o ingresso de novos integrantes no diretório petista de Petrolina. O Diretório Municipal do PT conta com 36 membros no município que tem o quinto maior colégio eleitoral do estado de PE.
“Estamos conversando com as demais legendas sobre a proposta de disputar a majoritária com candidatura própria. O debate com outros legendas da Federação, bem como com outros partidos da oposição, tem se dado através do Grupo Tático Eleitoral, o GTE, instância que criamos para os debates visando o fortalecimento do PT para as eleições tanto majoritária como formar uma chapa competitiva para vereadores e vereadoras”, explicou o presidente reconduzido do PT petrolinense, Robson Nascimento.
FALAS
Nas análises das conjunturas políticas – nacional, estadual e municipal,- falaram Patrick Campos como membro da executiva nacional do PT que apontou a boa performance da volta de Lula à presidência da República como essencial para o sucesso das candidaturas do PT nos municípios e nas câmaras ano que vem.
Já o superintendente da Codevasf em Petrolina, Edilázio Wanderley de Lima Filho, foi um dos convidados a usar a palavra para pontuar sobre as ações do Governo Lula 3 via Codevasf na região atendida pela superintendência e como o órgão se insere neste bom momento do país. Ele destacou que ainda vivencia uma transição de gestões, mas que a Codevasf já vem avançando no propósito de promover o desenvolvimento econômico, focado também em projetos que visem a promoção social dos municípios de sua abrangência.
O vereador de segundo mandato, professor Gilmar Santos, único representante do PT na Câmara de Petrolina, sendo atual líder da oposição, fez um relato do seu trabalho como oposição “num espaço onde a defesa da oligárquica local da família Coelho tem certa prevalência por serem maioria na Casa”, mas Gilmar confidenciou também que apesar da oposição será menor bancada, tem conseguido equilibrar e ganhado até nos debates dentro de um comando que evita levar o povo para os temas que a cidade necessita.
“De sete audiências públicas que protocolamos, apenas conseguimos realizar duas”, revelou o petista.
O vereador acrescentou que “temos também a missão de dialogar perto dos movimentos sociais, ficar mais próximo do povo, trazer também os sindicatos e demais segmentos que querem Petrolina com um comando mais sensível, estando junto com as pautas sociais e da maioria da população”, pontuou..
CIDADE SEM PAUTA SOCIAL
Gilmar lembrou que são quase 200 mil petrolinenses vivendo em condições de insegurança alimentar e extrema pobreza, mas a pauta social da gestão de Simão Durando “fecha os olhos e atende muito mal esse público sem cadastrar essas pessoas pra terem direito ao mínimo com os recursos federais que chegam pra essa política que é inoperante em Petrolina”, declarou o vereador.
CALENDÁRIO
A resolução executiva nacional do PT orienta que a Federação Brasil da Esperança 2024 possa deliberar até 30 de novembro as candidaturas para 2024. Se não houve um consenso, o prazo segue de 6 de novembro a 15 de abril com definição nos encontros municipais.
Cinara Marques, redação Tribuna Nordeste/Fotos assessoria vereador Gilmar santos divulgação
Mais noticias, click aqui no Blog a notícia do vale