O projeto “Bike Sem Barreiras” representa um passo significativo na promoção da inclusão e no incentivo à prática esportiva para pessoas com mobilidade reduzida ou algum tipo de deficiência no município de Petrolina. A iniciativa é idealizada pela Uninassau e conta com o apoio do Transforma Petrolina, o objetivo é promover a inclusão e a superação por meio do esporte adaptado.
No próximo domingo (05), um aluno com deficiência visual que treina com uma das bicicletas adaptadas do projeto, participará de uma competição na modalidade do ciclismo paralímpico no município de Juazeiro (BA). De acordo com Wellington José da Silva, o acesso ao equipamento é muito importante para aprimorar suas habilidades e seu preparo nas competições. “A gente vai trazer essa medalha para o Bike Sem Barreiras. Um projeto muito importante pra todos nós”, afirma.
A iniciativa é coordenada pelo diretor da Uninassau Petrolina, Sérgio Murilo Corrêa, e disponibiliza três veículos para o público atendido, sendo um triciclo adaptado para ser pedalado com as mãos; uma bicicleta dupla, que é pedalada por uma pessoa com deficiência visual e por um acompanhante; e uma bicicleta adaptada com uma cadeira de rodas no lugar da roda dianteira. O Bike Sem Barreiras funciona gratuitamente todos os sábados, a partir das 8h, no Parque Josepha Coelho.
Para a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, o projeto demonstra a responsabilidade social da faculdade em promover cidadania e inclusão. “Estamos muito felizes com a parceria desse projeto. Com certeza o aluno terá êxito nessa competição e trará a medalha para essa iniciativa tão impactante em nossa cidade”, comemora.
Nayra Lima/Foto: Ascom