Escritoras africanas participam de encontro de escritores em Salvador 

Outras Cidades Salvador

Mwana Áfrika, de Angola, e Tânia Tomé, de Moçambiqueestarão em evento da UBESC na Casa de Angola.  

A União Baiana de Escritores (UBESC) promove nos dias 17 e 18 de novembro (sexta e sábado), no Centro Cultural Casa de Angola, em Salvador, a sexta edição do Encontro de Escritores Baianos (ENEB), com a participação de duas penalidades do continente africano: a angolana Mwana Áfrika, jornalista, escritora e apresentadora de TV, e a moçambicana Tânia Tomé, empreendedora, economista, palestrante motivacional e escritora. O evento é destinado a escritores, poetas, editores, leitores, estudantes, professores e o público interessado no intercâmbio literário entre Bahia e África. Nesta edição, o homenageado é o saudoso professor, jornalista, escritor e pensador Germano Machado (UCSal/UFBa/CEPA), que será lembrado na fala do poeta Elizeu Moreira Paranaguá e em gravura do artista plástico angolano Elias Jamba Samjelembi que “dá rosto” ao ENEB. 

A abertura do encontro ocorrerá no dia 17 (sexta-feira), às 9h, com um Coffee break para os participantes e uma programação que contará com palestras, lançamento de livros, exposição e venda de obras dos artistas convidados, bate-papo com escritores, entre outras ações de promoção do livro, da leitura e dos autores. Uma das novidades do evento será a estreia do “Momento Anajara”, no qual a fonoaudióloga e poeta Anajara Tavares recitará entre os intervalos, poemas de autores presentes. Além disso, haverá uma edição especial do “Sarau do Agdá”. 

Às 10h30 a professora de letramento racial, poeta e escritora Jovina Souza, autora dos livros “O Levante da Fênix” e “P/ O Homem da Rua K” (Ed. Òmnira/Angola-África 2022 e Editora Dikebrada/BA), fará a palestra “Literatura negra: a voz que atravessa a Literatura brasileira”.  No vespertino a programação inicia às 14h, com o escritor Gildeci Leite, pesquisador e professor da UNEB – Universidade do Estado da Bahia que apresenta “Dois livros de Axé: A Casa do Mistério ou A Casa do Renascimento e Babá Alapalá, Caminhos e Encantos” Ed. Mayamba/Angola e Ed. Segundo Selo/BA, ambos em 2023.  

A partir das 15h, inicia a palestra “A Trilha do Medo, A Trilha da Cura: A Literatura de horror de autoria negra feminina na Bahia, uma leitura de Jovina Souza e Hildália Fernandes”, com a professora e escritora Margarete Carvalho, autora de “Alma Cativa” Editora Òmnira. E para finalizar os trabalhos da tarde, às 16h, terá um Ping Pong com os poetas e escritores Lucas de Matos, autor do livro de poesias “Preto Ozado” e Elizeu Moreira Paranaguá, autor do livro de poesias “Saramboque”, dois poetas baianos que fazem uma linha temática diferente, mas caminham juntos dentro da poética baiana. A mediação será da professora, poeta e crítica literária Jovina Souza. 

Mwana Áfrika – À conferência da noite, que inicia às 18h30, ficará por conta da jornalista, escritora e apresentadora de TV, a angolana Mwana Afrika, que falará sobre sua carreira artística e projetos que desenvolve em prol da Educação e Cultura no continente africano. Na ocasião, ela também autografará seu livro “(…) Exemplo – O que a história ainda não contou”, da série, por exemplo, pela Editora AFRIKA. A programação do primeiro dia encerra com o show de voz e violão, do cantor cachoeirano Mil Vini’s, na Área Verde da Casa de Angola. No repertório, músicas sucessos autorais, dentre elas: 20 de Janeiro, Canceriana e Fazer o quê? Além de grandes sucessos da música regional do Recôncavo baiano. 

Sábado – Dia 18: Tânia Tomé – No último dia do encontro a programação começa às 10h, com uma mesa formada pelos jornalistas e escritores Carlos Souza Yeshua, Roberto Leal e Valdeck Almeida de Jesus (fundadores da UBESC), que receberão o público com um bate papo artístico-literário sobre “Literatura, projetos e os desafios do escritor”, que promete ser bem descontraído. Às 10h30, a escritora moçambicana Tania Tomé apresenta seu livro “Melanina uma sonhadora da Favela do Quinto Grito”, uma obra totalmente ambientada no Rio de Janeiro e voltada para o público juvenil e adulto. A publicação tem apresentação do jornalista, escritor e ex-presidente da Biblioteca Nacional do Brasil, Galeno Amorim. 

Para fechar a manhã de sábado, às 11h, inicia o lançamento coletivo, com as seguintes obras literárias: “Dicionário de ANGOLÊS”, do jornalista e escritor Roberto Leal; O livro de poesias “O Levante da Fênix”, da crítica literária e poeta Jovina Souza; o livro de poesias “Preto Ozado”, do poeta e performer Lucas de Matos; o romance “Alma Cativa”, Editora Òmnira/Angola-África – 2ª Edição/2023, da professora e escritora Margarete Carvalho; a “Flor da Pele” (Poemas) Edição Independente/2021, do poeta Francisco Piedade e “Poemário aos meus Deuses – ou Cate-Cisma”, Caravana Editorial/2023, do poeta Valdeck Almeida de Jesus, entre outros. 

Pela tarde, a programação recomeça às 14h, com o jornalista e escritor Roberto Leal, que recebe para um bate papo, o escritor e ativista Cultural Anderson Shon e o ilustrador Daniel Cesart, autores do HQ “Estados Unidos da África”, onde eles contarão como surgiu à ideia de transformar, de unir o continente africano em um HQ – História em Quadrinhos. E para finalizar, às 15h, entra em ação o SARAU DO AGDÁ, coordenado pela escritora Jovina Souza e com as presenças de poetas como Dejanira Rainha, Geraldo Figueiredo, Italva Cruz, Margarete Carvalho, Lucas de Matos, Roberto Leal, Tatiana Deiró, Valdeck Almeida de Jesus, dentre outros. O encerramento conta também com a performance do ator e poeta Raimundo Moura, acompanhado do cantor cachoeirano Mil Vini’s.  

ENEB – O Encontro de Escritores Baianos conta com a curadoria do jornalista, escritor e editor Roberto Leal, e tem como objetivo a integração, o intercâmbio e a discussão em torno das dificuldades encontradas por escritores independentes na publicação de suas obras, além de debater a escassez de apoio cultural para a realização de eventos literários e a falta de políticas públicas específicas de promoção do livro e de autores baianos. A ideia do encontro surgiu em 2010, quando em setembro daquele ano foi realizada sua primeira edição. É uma realização da UBESC e Revista & Editora Òmnira. Para participar do encontro é necessário fazer a inscrição, por meio do Whatsapp 71 9 8736 – 9778 ou e-mail: ubesc2013@yahoo.com.br. Falar com Roberto Leal.   

Convidadas internacionaisMwana Afrika, é o pseudónimo de Sandra Quiala, que é angolana, jornalista, escritora e apresentadora de TV, com a carreira focada em África. Atualmente, é editora e jornalista multimídia na Deutsche Welle, uma emissora internacional da Alemanha. É fundadora da Instituição Mwan’Afrika de Pesquisa e Produção Cultural, uma organização que promove Educação e Cultura para o desenvolvimento de África. Como escritora se destaca na série de livros de apoio escolar “Por Exemplo”, com destaque para o livro “O que a História ainda não contou”. Mwana Afrika é tida como uma mensageira da cultura e sabedoria ancestral africana, que molda uma narrativa autêntica e positiva sobre África, contribuindo para o desenvolvimento do continente. Surge como um nome emergente da Literatura angolana, que se destaca pelo seu trabalho de objetivos educativos. 

Tânia Tomé é uma multifacetada escritora africana, nasceu em Moçambique, é empreendedora, economista e Júri do American Business Award (EUA). É Presidente da Womenice.org e uma figura pública e palestrante motivacional que defende a mudança social positiva, o empreendedorismo, o ecossistema de liderança, a cultura e a literatura como instrumentos de transformação. É autora de vários livros publicados em vários países, incluindo romances, poesias e de desenvolvimento pessoal. Seus livros contam com prefaciadores como Paulo Betti, Luiza Trajano, Galeno Amorim, entre várias figuras de destaque da comunidade brasileira e internacional.  

Entre seus livros se destacam “Agarra-me o sol por trás”, “Melanina Uma Sonhadora da Favela do Quinto Grito”, “Succenergy – Ativa a tua energia e descobre o sucesso que há em ti”, “Conversas com a sombra” entre tantos outros. Ganhou vários prêmios internacionais, incluindo o Prémio Académico de Portugal pelo antigo Presidente português Mário Soares; Jovem Líder pelo Yali – Iniciativa do Presidente Barack Obama, e é reconhecida como uma das 100 Mais Influentes do Mundo Afrodescendente pelo Mipad New York juntamente com Taís Araújo, Lazaro Ramos, Djamila Ribeiro, Léo Santana, entre outros. 

Vivendo em viagens entre África, Brasil e EUA, ela é Membro do Conselho de Coaches da Forbes em 2022 e criadora do Showesia (Performance de várias artes onde a poesia ganha vida através de um show com música, dança, expressão dramática, entre outros). Para além de produtora artística, ela é atriz, compositora e cantora conhecida como Queentanisha. Tem estado em vários painéis ao lado de vários prémios Camões como Mia Couto e Paulina Chiziane. Seu livro é referência Bibliográfica da Pós- Graduação em Letras da Universidade do Rio de Janeiro e estudado por mestrandos e pós-graduandos. Já participou de variados festivais no mundo e faz parte de diversas antologias. 

SERVIÇO 

O quê: Sexta edição do Encontro de Escritores Baianos (ENEB). 

Quando: Dias 17 e 18 (sexta e sábado) de novembro de 2023. Sexta: das 9h às 21h. Sábado: das 10h às 16h30. 

Onde: No Centro Cultural Casa de Angola na Bahia (Praça dos Veteranos, 5 – Barroquinha – Salvador/Bahia/Brasil). 

Informações e inscrições: 71 9 8736 – 9778 (Whatsapp); E-mail: ubesc2013@yahoo.com.br. Falar com Roberto Leal.  

Mais noticias, click aqui no Blog a notícia do vale

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *