Seminário Popular para Construção do I Fórum de Promoção da Igualdade Racial de Petrolina acontece nesta sexta-feira (24)

Cidades Petrolina

Petrolina tem quase 60% da sua população negra. A maioria é formada por mulheres, trabalhadores e trabalhadoras, moradores/as das periferias, áreas carentes de infraestrutura e diversos serviços públicos.

Para promover esse debate e assegurar os direitos da população negra e das periferias no município, o Mandato Coletivo, representado pelo vereador Professor Gilmar-PT, e os movimentos sociais antirracistas realizam no dia 24 de novembro, no auditório da biblioteca da Univasf/Petrolina, o Seminário de Construção do I Fórum de Igualdade Racial de Petrolina-Pe. 

O evento vai aprofundar reflexões sobre a importância da população negra, suas identidades, cultura, condições sociais e desafios, ao tempo que vai propor ações afirmativas, políticas públicas e estratégias de enfrentamento ao racismo. A programação conta com apresentações artístico-culturais, rodas de conversa e debates com a população petrolinense.

O seminário tem parceria com a Frente Negra do Velho Chico, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf/Petrolina) e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf/Petrolina). As inscrições para o Seminário estão abertas até o dia 24 de novembro e podem ser realizadas através do formulário: https://forms.gle/mXVVG917JtmKaS2X7.

A construção do fórum celebra a importância histórica, política e pedagógica do Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra (20 de novembro). Relembra e celebra também os três anos de existência do Estatuto de Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa de Petrolina (Lei N° 3.330/2020), o primeiro do estado de Pernambuco, conquistado através da luta do Professor Gilmar, na Câmara Municipal, e dos Movimentos Sociais. 

Além do Estatuto, o Professor Gilmar também é autor de outras quatro leis, que fortalecem a luta por direitos e a promoção da igualdade racial em Petrolina. São elas:

Lei nº 3.264/2019 – Novembro Negro

Lei nº 3.562/2022 – Dia Miguel Otávio de combate ao racismo e genocídiocontra as crianças e adolescentes negros

Lei nº 3.583/2022 – Prestação de contas anual das ações de enfrentamento ao racismo

Lei n° 3.652/2023 – Dia Municipal de Tereza de Benguela e da Mulher Negra

A constituição do Fórum deve ocorrer ainda no primeiro semestre do próximo ano.

Ascom Assessoria vereador Gilmar Santos

Mais noticias, click aqui no Blog a notícia do vale

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *