TJBA inicia 25ª Semana da Justiça pela Paz em Casa 

Outras Cidades Salvador

Com performance da canção “Zumbi” de Jorge Ben Jor, a cantora Jaciara Viana realizou a abertura da 25ª Semana da Justiça pela Paz em Casa na segunda-feira (20). “Eu-mulher: fêmea-matriz e força-motriz contra violências institucionais. Em direção a um novo dia de intensa claridade, eu me levanto – mulheres contra o patriarcado estrutural” é o tema da edição, promovida pela Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). 

“Precisamos parar com os estereótipos e adotarmos lentes de gêneros, que nos permitam enxergar além das superfícies”, declarou a Desembargadora Nágila Brito, Presidente da Coordenadoria da Mulher e do Fórum Permanente de Violência Contra a Mulher do TJBA, durante o início aos debates, que contam com o apoio do Presidente do TJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco. 

Na palestra, realizada no auditório do TJBA Desembargadora Only Silva,as convidadas compartilharam dados de feminicídio, levantaram reflexões acerca da violência contra a mulher e reforçaram a importância do combate à agressão de gênero.  

Mediada pela Doutora em Políticas Públicas e Cidadania, Germana Pinheiro, a segunda mesa do evento contou com as palestras da Pós-doutora em Educação Mabel Freitas e da Secretária de Políticas para Mulheres da Bahia, Elisângela Araújo, sobre violência institucional contra a mulher. 

Acompanhe os debates da parte da manhã  

Composta por dez mulheres, a Mesa de Honra reuniu a Secretária de Políticas para Mulheres do Estado da Bahia, Elisângela Araújo; a Promotora de Justiça, Sara Gama; a Secretária de Política para Mulheres, Infância e Juventude da Prefeitura de Salvador, Fernanda Lordelo; a Coordenadora do Núcleo de Atuação Estratégica da Defensoria Pública da Bahia, Cristina Ulm.  

Também participaram da Mesa a Vice-Presidente da Ordem dos Advogados da Bahia, Cristiane Moreira; a Delegada-Geral Adjunta da Polícia Civil da Bahia, Elane Nogueira; a Juíza Assessora da Corregedoria das Comarcas do Interior Isabella Santos Lago; a Deputada Maria do Carmo; e Júlia Silva, representando a Conselheira Tribunal de Contas da Bahia, Carolina Matos.  

Na extensão da Mesa de Honra do evento, estavam o Procurador de Justiça Criminal do Conselho Superior do Ministério Público da Bahia Adriani Vasconcelos Pazelli e a Major da Polícia Militar Ana Paula. 

Tarde – Abrindo as atividades à tarde, a convite de Mabel Freitas, a Advogada Letícia Santos recitou um poema autoral sobre vivências como mulher preta e os padrões de beleza. 

A palestra do turno vespertino foi voltada ao debate da violência contra à mulher preta, em celebração a data 20 de novembro – Dia da consciência negra. As palestrantes trouxeram dados, experiências pessoais e exemplos de representatividade de cor e de gênero. 

A discussão reuniu a Secretária de Política para Mulheres, Infância e Juventude da Prefeitura de Salvador, Fernanda Lordelo; a Procuradora do Munícipio de Salvador, Lilian Azevedo; a Doutora em Políticas Públicas e Cidadania, Germana Pinheiro; a Pós-doutora em Educação, Mabel Freitas; e a Advogada e Professora, Thaíze de Carvalho. 

Assista os debates vespertinos

Semana da Justiça pela Paz em Casa - Promovida no TJBA por meio do Fórum Permanente de Violência Contra a Mulher, da Coordenadoria da Mulher e da Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima (Unicorp), a Semana da Justiça pela Paz em Casa é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e busca concentrar o julgamento de processos que envolvem violência doméstica, além de trazer a importância da denúncia e do apoio para o debate.   

A ação tem o objetivo de ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) e acontece três vezes ao ano. A primeira em março, marcando o dia das mulheres; a segunda em agosto, por ocasião do aniversário de sanção da Lei Maria da Penha; e a terceira em novembro, em razão do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, instituído pela ONU.    

Unicorp – Tem como missão assegurar a educação corporativa e a gestão do conhecimento, favorecendo uma cultura de aprendizagem organizacional que resulte no pleno acesso à justiça, sempre fomentada pela Presidência do TJBA, na pessoa do Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, que orienta uma formação plural, transversal e democrática. Atualmente, o Desembargador Mário Albiani Júnior desempenha a função de Diretor-Geral da Unicorp; o Desembargador José Aras atua como Diretor-Adjunto; o Juiz Paulo Roberto Santos de Oliveira como Coordenador-Geral; e o Servidor Marcus Vinícius Fernandes como Secretário-Geral. 

#pracegover #pratodosverem/Mesa de Honra do evento/Foto: Divulgação

Mais noticias, click aqui no Blog a notícia do vale

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *