O ambiente escolar pode ser um dos cenários em que ocorrem incidentes que necessitem de técnicas de Primeiros Socorros. Diante disso, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, tem fomentado durante o ano letivo o aperfeiçoamento dos educadores sobre temas e práticas necessárias nas unidades de ensino. E nesta quinta-feira (23), aconteceu mais uma formação sobre técnicas de primeiros atendimentos para os gestores escolares. A capacitação, que contou com a parceria da Secretaria de Saúde, foi ministrada por socorristas do SAMU e segue as diretrizes da Lei nº 13.722, denominada Lei Lucas.
Os Primeiros Socorros, são as medidas iniciais e imediatas dedicadas à vítimas de qualquer idade, fora do ambiente hospitalar, executadas por qualquer pessoa, treinada ou leiga, para garantir a vida e proporcionar bem-estar, evitando agravamento de uma situação, até a chegada da assistência profissional. A abordagem de primeiros socorros nas unidades de ensino é importante, pois o primeiro atendimento é fundamental para socorrer e evitar danos piores para a vítima.
Durante a formação, os socorristas do SAMU ensinaram sobre procedimentos e manobras para o primeiro atendimento em caso de engasgo, queimadura, quedas, massagem cardiorrespiratória, estancamento de sangue, entre outras. As aulas foram expositivas e com dinâmicas que possibilitaram a participação, com atividades práticas de simulação e demonstração. Este ano, a Prefeitura de Petrolina já realizou essa formação também para profissionais da educação infantil.
Texto: Elaine Barbosa/Foto: Deivid Menezes
Mais noticias, click aqui no Blog a notícia do vale