Palestrantes debatendo as temáticas com o público presente/Foto: Divulgação.
Encerrando o ciclo da programação da 25ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, a Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) realizou o encontro “Masculinidade e Machismo: Reflexões sobre sociedade, família e saúde mental”, nesta sexta-feira (24).
“Acredito muito na educação e acho que uma ação como essa faz com que as pessoas se conscientizem de problemas que são reais e constantes”, afirmou a Psicóloga Patrícia Brito, palestrante do evento, que conta com apoio do Presidente do TJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco.
Além da referida profissional, a palestra também contou com a presença dos Psicólogos João Marcos de Oliveira e Denise Gersen. Durante o encontro, os principais pontos abordados foram as diferentes perspectivas da masculinidade e como elas vulnerabilizam tanto homens como mulheres; e as estratégias de garantir os direitos sociais e civis.
Dentro da programação da 25 ª Semana, foi realizada uma roda de conversa sobre Planejamento Familiar, na quinta-feira (23), com a presença do Enfermeiro do Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (Ceparh), Fábio Souza, e a Psicóloga Jasmine Coutinho. Entre as temáticas levantadas no encontro, os métodos contraceptivos tiveram destaque.
“Nós precisamos multiplicar a informação sobre planejamento familiar para que essa semente possa ser germinada, e lá na frente possamos colher os frutos”, declarou o Enfermeiro Fábio Souza.
A 25ª Semana da Justiça pela Paz em Casa no TJBA teve início na segunda-feira (20), com programação repleta de palestras com as temáticas “Eu-mulher: fêmea-matriz e força-motriz contra violências institucionais” e “Em direção a um novo dia de intensa claridade, eu me levanto – mulheres contra o patriarcado estrutural”.
Na terça-feira (21), foi promovida a Roda de Conversa “Você não está sozinha”, no Fórum das Famílias, com mulheres assistidas pela 2ª Vara de Violência Doméstica contra a Mulher. Integrando a programação da campanha, uma capacitação da Guarda Municipal de Salvador e Lauro de Freitas também foi realizada na quarta-feira (22).
Semana da Justiça pela Paz em Casa – Promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os Tribunais do país, a iniciativa tem como objetivo ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006), concentrando esforços para agilizar o andamento dos processos relacionados à violência de gênero e à ampliação de debates e ações de conscientização.
A iniciativa acontece três vezes ao ano. A primeira em março, marcando o dia das mulheres; a segunda em agosto, por ocasião do aniversário de sanção da Lei Maria da Penha; e a terceira em novembro, em razão do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, instituído pela ONU.
#pracegover #pratodsoverem
Mais noticias, click aqui no Blog a notícia do vale