Nessa quarta-feira (10), a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, sediou o 1º Fórum Planeja Atenção Primária à Saúde na cidade. O encontro teve como foco os serviços da rede básica municipal e assistência à população. Técnicos, coordenadores, diretores e apoiadoras da Atenção Primária à Saúde estiveram reunidos no auditório da Faculdade UNINASSAU para traçar estratégias de qualificações dos serviços em Petrolina.
Com o tema ‘Desafios e oportunidades para o fortalecimento e a qualificação da Atenção Primária à Saúde’, os principais assuntos debatidos foram: acesso da população aos serviços básicos municipal, acolhimento ao público, agendamentos de consultas e exames, organização dos serviços e diagnóstico do território. O planejamento visa ofertar serviços com qualidade e conforto as pessoas que necessitam dessa assistência de saúde da família em 2024.
O que são as Unidades Básicas de Saúde:
As Unidades Básicas de Saúde são os pilares do atendimento primário, são nesses centros que são fornecidos serviços essenciais e de qualidade aos usuários, e tem como principal objetivo acompanhar o cidadão no fomento à saúde e à prevenção de doenças ou de complicações de enfermidades já existentes. Petrolina conta com 57 Unidades Básicas de Saúde e entre os serviços ofertados estão: acolhimento com classificação de risco, consultas médicas, de enfermagem e de saúde bucal; distribuição e administração de medicamentos, aplicações de vacinas, curativos, coleta de exames laboratoriais, visitas domiciliares, entre outras atribuições de caráter clínico.
Texto: Débora Sousa – Assessora de Comunicação da Secretaria de Saúde