As chuvas dá última semana até levaram alívio para algumas áreas de produção agrícola do país, mas em algumas regiões a passagem das áreas de instabilidade foi rápida e o tempo voltou a ficar seco, aumentando as preocupações com a safra.
É o caso, por exemplo, do norte de Minas Gerais e da Bahia, que além de registrarem chuvas irregulares voltam a ficar com tempo seco.
De acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nos últimos dez dias foram registradas chuvas entre 90mm e 120mm na Bahia e no norte de Minas Gerais. No modelo também é possível observar que além dessas áreas, as demais regiões também registraram precipitação irregulares no período.
Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 10 dias em todo Brasil:
Depois da passagem rápida da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), os modelos indicam condição para chuvas significativas na Bahia e em Minas Gerais apenas na segunda quinzena do mês, de acordo com os dados mais recentes da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA).
No período entre 11 e 19 de janeiro, o modelo norte-americano até prevê condilão de chuva nessas áreas, mas com volumes baixo e com certa irregularidade. No norte de Minas Gerais a tendência é para um cenário mais positivo. Já para as demais regiões do Brasil a previsão é otimista e o modelo indica condição de chuva em todas as áreas
Entre os dias 19 e 27 de janeiro, o NOAA prevê o avanço de nuvens mais carregadas para áreas do Matopiba. Se confirmadas, o acumulado pode ultrapassar os 100mm. As mesmas condições são previstas para o Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Também são mantidas as condições de chuva para o Sul do Brasil, com acumulados entre 40mm e 60mm no período.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:
Fonte: NOAA Fonte: Notícias Agrícolas