Nesta sexta-feira (12) o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, concluiu o curso de capacitação dos conselheiros tutelares eleitos no pleito realizado em outubro de 2023 e que vão atuar nos próximos quatro anos.
Participaram da capacitação, realizada em duas etapas: a primeira online nos dias 04 e 05 de janeiro, através da plataforma Google Meet e a presencial que aconteceu nesta quinta e sexta-feira, dias 11 e 12, na Escola Municipal Professora América Valverde, os conselheiros escolhidos em votação popular e também integrantes do CMDCA, da Secretaria Municipal de Educação (SME), do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Os conselheiros eleitos foram empossados na última quarta-feira (10), em evento na Igreja Cristã Evangélica.
A capacitação, desenvolvida nos quatro dias de muito aprendizado, proporcionou troca de conhecimento sobre temas relacionados ao trabalho dos conselheiros tutelares, na prevenção e no combate de casos de violação de direitos contra crianças e adolescentes, como destaca a vice-presidente do CMDCA em Sento-Sé, Meire Lúcia Carvalho dos Santos.
“É um curso que vai dar condições para o conselheiro atuar, exercer a sua função, porque aqui a gente passa por diversas temáticas, como funciona a rede de proteção da infância, o que é ser um conselheiro tutelar, quais as atribuições que estão no ECA. O CMDCA junto a gestão municipal investe na formação continuada dos conselheiros tutelares para que eles fiquem mais aptos a desenvolver essa tarefa e que eles venham atender melhor o nosso público, que são as crianças, os adolescentes e suas famílias. Tivemos conselheiros reeleitos e também estão entrando pessoas que nunca exerceram a função, outros estão voltando, então é um momento que a gente entende como importante”, disse.
Para o conselheiro eleito para o seu 5º mandato, Társsio Leite de Farias, a capacitação é primordial já que algumas pessoas estão assumindo pela primeira vez o cargo de conselheiro tutelar e ressalta que “para que ocorra uma maior efetividade no trabalho, sejam feitas parcerias, este momento de capacitação é muito importante para nós conselheiros, principalmente para os que estão chegando. É um momento de aprendizado, um momento de ouvir, de ver as experiências daqueles que já estão há um certo tempo, para a gente aprender e colocar na prática e poder exercer o nosso trabalho, em parceria com a comunidade, com as escolas, com os agentes de saúde, ser parceiro, amigo, estar sempre envolvido com a comunidade”, pontuou.
Texto: Gardennia Garibalde – Ascom PMSSE