Com as escolas em período de férias, a rede de ensino de Petrolina reforça os trabalhos internos e realiza ações que irão proporcionar mais conforto e comodidade aos estudantes e profissionais de educação, no retorno às aulas. Atualmente as equipes do setor de infraestrutura trabalham na climatização das salas de aula da Escola Municipal Júlia Elisa Coelho, no bairro Alto do Cocar, enquanto outra frente de trabalho prepara a rede elétrica da Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos (CAIC), no bairro Cohab Massangano, para que os equipamentos sejam instalados em seguida.
Dentro do cronograma de serviços da Secretaria, a gestão também está trabalhando para climatizar as novas Escolas Municipais que serão entregues a população, neste início de ano, nos bairros Antônio Cassimiro, Jardim Imperial, Jardim Guararapes e Área 19. Em busca pela criação de espaços mais confortáveis, acolhedores e mais humanizados para a comunidade escolar, a atual gestão concluiu o ano de 2023 com o marco de 75% de salas de aula climatizadas, num investimento de R$ 6,5 milhões. Até o momento, um total de 1.282 salas de aula já foram beneficiadas com a iniciativa, que é realizada de forma gradativa, até que se atinjam todas as unidades escolares.
A climatização integra as ações da gestão municipal cujo objetivo é, além de investir na reforma e construção de novas escolas e creches, levar inovação e qualidade pedagógica para as unidades de ensino. A meta é chegar até o fim de 2024, com todas as salas da rede municipal climatizadas. A atual gestão também está investindo na readequação da rede elétrica de algumas unidades de ensino, para proporcionar uma estrutura que suporte o funcionamento regular dos aparelhos, com segurança e eficiência.
Texto: Elaine Barbosa/Foto: Deivid Menezes