Agricultura sustentável e qualidade de vida. Essa é a ideia principal do Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), ao inaugurar, nesta quarta-feira (31), a 4ª horta solidária, sendo a 1ª fora da Corte, em parceria com a Casa Pia e Colégio dos Órfãos de São Joaquim. A ação foi firmada no início do ano, mediante a assinatura de termo de cooperação entre as instituições.
O Presidente da corte Baiana, Desembargador Nilson Castelo Branco, esteve representado pela Desembargadora Maria de Fátima Carvalho, Coordenadora pelo Núcleo Socioambiental, e pelo Juiz Raimundo Nonato Braga.
“Nosso trabalho vai continuar cada vez melhor, porque sustentabilidade é uma ação de todos. Ninguém consegue fazer nada sozinho, mas juntos podemos fazer muito mais”, afirmou a Desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho.
O Juiz titular da 2ª Vara do Sistema dos Juizados Especiais da Comarca de Salvador e integrante do Núcleo Socioambiental, Raimundo Nonato Borges Braga, também marcou presença na inauguração e demonstrou satisfação com a entrega. “São os projetos pequenos que têm vocação para se tornar coisas grandes”, frisou, destacando a importância da horta.
A plantação, localizada nas dependências da Casa Pia, no bairro do Comércio, busca servir para o consumo dos alunos da Casa Pia e dos membros da comunidade em seu entorno. A Gerente da instituição, Paula Martins, destacou a importância da ação, frisando a diferença que faz na vida de tantas crianças e adultos. “A horta nos ajudará a promover refeições ainda mais nutritivas”.
Além dos citados, participaram da inauguração o Advogado da Casa Pia, Daniel Gallo; o Provedor da unidade, Jayme Garcia Rosa Filho; o Assessor do TJBA Marcos Novaes, representando a Juíza Rita de Cássia Ramos de Carvalho (Assessoria Especial da Presidência para Assuntos Institucionais – AEP II), o Servidor do Núcleo Socioambiental, Matheus Honorato Oliveira; e o representante da equipe de jardinagem do TJBA, Robson Clarindo.
O Núcleo Socioambiental ainda realizou uma entrega de alimentos para a horta da Organização de Auxílio Fraterno (OAF). A ação foi realizada pelos membros da unidade Matheus Honorato e Robson Clarindo, na terça-feira (30).
Cabe ressaltar que as ações estão alinhadas a missão e valores do Núcleo Socioambiental do TJBA, que visa a promoção da solidariedade, da qualidade de vida e da sustentabilidade ambiental, baseadas na Resolução CNJ nº 400/2021 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.
As práticas fazem parte da gestão do Desembargador Nilson Soares Castelo Branco e a terceira horta solidária foi inaugurada em agosto de 2023, no Centro Logístico – Almoxarifado Geral, em Mussurunga, na cidade de Salvador.
O Núcleo Socioambiental, atualmente coordenado pela Desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho, é composto pelas as Juízas Rita de Cássia Ramos de Carvalho, Liana Teixeira Dumet, Marta Moreira Santana, Ana Cláudia Silva Mesquita Braid, Renata Mirtes Benzano de Cerqueira, Marina Rodamilans de Paiva Lopes da Silva, Laura Scalldaferri Pessoa; pelos Juízes Icaro Almeida Matos, Raimundo Nonato Borges Braga, Gilberto Bahia de Oliveira; pelos Secretários Franco Bahia Karaoglan Mendes Borges Lima, Pedro Lúcio Silva Vivas, Fabrício Nascimento Ferreira, Marcos Vinicio Brasil Alcântara, Ricardo Neri Franco, Viviane da Anunciação Souza; e pelo Servidores Jorge Medrado Júnior, Moisés Bisesti de Queiroz, Vanessa Santos Travessa, Maurício de Oliveira e Silva, Leonice Santos Salgado, José Romilson Mascarenhas, Matheus Honorato dos Santos Oliveira e Rosângela Campos de Oliveira.
#pratodosverem #pracegover
Mais noticias, click aqui no Blog a notícia do vale