A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde, iniciou a campanha de vacinação contra a Gripe (Influenza), que segue até o dia 31 de maio.
Podem se imunizar, crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); Gestantes e Puérperas, Idosos com 60 anos ou mais; Trabalhadores da saúde, Professores; Povos indígenas; Pessoas em situação de rua; Profissionais das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis; Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros e trabalhadores portuários; Trabalhadores de transporte rodoviário coletivo; População privada de liberdade; Funcionários do sistema de privação de liberdade e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
“Estamos seguindo todos os protocolos de acordo com o cronograma da Campanha Nacional contra a Gripe (Influenza), iniciada no dia 25 de março, e ofertando o imunizante para o público específico em todas as Unidades Básicas de Saúde. As nossas equipes de Vigilância em Saúde e Atenção Primária estão mobilizadas para o fortalecimento da Campanha. Ressaltamos a importância da população se vacinar para que possa se proteger e evitar a transmissão da doença para outras pessoas”, esclareceu a Secretária de Saúde, Josefa Moreira.
Influenza
A Secretaria de Saúde orienta as pessoas sobre os cuidados com a Influenza para evitar o contágio da doença e a disseminação do vírus. A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório provocada pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão.
Com a baixa umidade relativa do ar, problemas respiratórios surgem com mais frequência. Os sintomas da Influenza podem ser confundidos com doenças do trato respiratório comuns a essa época do ano, por isso é determinante uma avaliação no quadro inicial da doença.
Pacientes com tosse, febre, dor de garganta, no corpo, dor, dor de cabeça, principais sintomas da gripe, devem procurar atendimento médico para avaliação, em especial os idosos, os que possuem alguma comorbidades, como os doentes crônicos ou imunodeprimidos, e crianças menores de 2 anos.
Ascom/PMS