Mais uma vez a Educação de Petrolina ocupa lugar de destaque no país. A boa notícia é que a professora do CMEI Maria Wilza Barros, localizado no bairro Santa Luzia, Jaqueline Alves Calaça, conquistou o terceiro lugar na etapa estadual do Prêmio Educador Transformador, realizado pelo Sebrae, Bett Brasil e o Instituto Significare. O prêmio tem o objetivo de identificar, valorizar e divulgar projetos educacionais transformadores implementados por educadores de todo o país, focados na educação empreendedora.
Através da elaboração do projeto ‘A Estrela é você’, que busca desenvolver a autodisciplina por meio das ações pedagógicas vivenciadas na rotina de sala de aula e conscientizar a comunidade escolar sobre a importância de se adaptar as regras e acordos como princípios primordiais de uma vida social de qualidade, a docente participou do prêmio na categoria de Educação Infantil e concorreu com outros 116 trabalhos. Além do reconhecimento público, a professora recebeu como premiação um Certificado e um Selo Digital, que atestam sua excelência e compromisso com a inovação educacional.
“Foi pensando no desenvolvimento da autonomia dos pequenos estudantes que criamos esse projeto de intervenção. O objetivo central é compreender melhor porque muitas vezes a criança se comporta de maneira indisciplinada em sala de aula. Além de exercer uma escuta ativa e personalizar, o ensino por meio de estratégias pedagógicas promove o desenvolvimento dos estudantes de maneira individualizada sem, entretanto, deixar de estabelecer limites para os pequenos”, explicou Jaqueline.
Texto: Elaine Barbosa