Agricultores de Casa Nova têm até sexta-feira para realizar o cadastro.
Os agricultores e agricultoras do município de Casa Nova têm até esta sexta-feira, 19, para a realização do cadastro no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Casa Nova (STRCN), para garantir o direito de recebimento do milho do governo da Bahia, que está sendo distribuído pela entidade sindical do município.
De acordo com o presidente do Sindicato, Maninho, devido ao problema da estiagem que afetou diversos municípios, o governo do estado resolveu comprar milho para doar para os produtores de alguns municípios, onde Casa Nova foi contemplada com mais de 27 mil sacas do produto. O sindicato em parceria com a secretaria de Agricultura, ficou responsável para fazer o cadastro desses produtores rurais.
“Continuamos fazendo o cadastro dos agricultores, dos criadores, e já teve uma primeira etapa, foi distribuída uma quantidade, em torno de 5 a 6 mil sacas, e agora estamos fazendo os cadastros das pessoas que não tinham feito ainda, e o milho está chegando, e conforme vai chegando a gente vai entregando o milho aos cadastrados”, disse o presidente.
Ainda de acordo com o Sindicato, é importante que os beneficiados façam os seus cadastros até esta sexta-feira, para que possam garantir o milho doado pelo governo do estado. “Para fazer o cadastro é muito simples, precisa que as pessoas beneficiadas sejam cadastradas na ADAB, para pegar a ficha sanitária, e tenham o CAF ou DAP, a gente faz o cadastro e lança no sistema do governo, e quem for aprovado vai receber, conforme a quantidade de animais, que é proporcional de 1 a 10 sacos”, explicou Maninho.
Para o presidente do Sindicato, essa iniciativa do governo do estado é um auxílio aos pequenos criadores e produtores rurais num momento em que eles mais precisam. “É uma ajuda muito importante que o governo está dando para os nossos agricultores, nossos criadores, e é uma parceria, é um programa do governo que é realizado aqui no município através da parceria entre o Sindicato e a secretaria de Agricultura, pontuou.
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais juntamente com a secretaria de Agricultura segue realizando o cadastro dos produtores beneficiários do programa. Segundo o presidente Maninho, conforme vai chegando a quantidade de milho “vamos realizando novos cadastros das pessoas que precisam desse benefício”, completou.
“Conforme você vai lançando, vai cadastrando, vai dando baixa na quantidade de milho que tem que vim para o município, quando chegar o
momento de finalizar o que tem para vim, encerra, mas até sexta-feira nós ainda estamos fazendo. E pela nossa programação aqui dá para atender cerca de 3 mil agricultores”, analisa.
Ainda segundo Maninho, está tendo dificuldade “porque muitos criadores, muitos não acreditavam que ia ter essa distribuição, outros não regularizaram seus documentos, e quando você vai na ADAB é uma fila imensa, porque as pessoas deixam para a última hora, e às vezes corre o risco de a gente perder o benefício por não ter se regularizado dentro do prazo”, disse o presidente.
O STRCN continua atento às demandas dos seus filiados, e sempre se coloca à disposição de todos para auxiliar nesses programas. “Mas o que vier é bem-vindo, quem receber vai ser de uma grande ajuda, porque graças a Deus tem chovido, até agora continua chovendo, mas a seca essa é certa, quando for de julho em diante, agosto em diante, as pessoas vão precisar desse milho para alimentar os animais”, concluiu.
Paulo Carvalho/Da Redação