A Prefeitura de Juazeiro encerrou nesta sexta-feira (17) a programação da 14ª Semana do Bebê, um evento realizado pelas Secretarias de Educação e Juventude (Seduc), Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) e de Saúde (Sesau). A programação de culminância contou com atividades diversas nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), reunindo comunidade escolar, pais, responsáveis e munícipes das localidades onde as unidades de ensino ficam localizadas.
Com ações marcadas por muita informação sobre a primeira infância, incluindo as orientações sobre cuidados, atenção e direitos das crianças de 0 a 6 anos, a Emei Caic, localizada na sede do município, no bairro Malhada da Areia, foi umas das unidades de ensino infantil a encerrar a programação da Semana do Bebê. No local foi realizada palestra, abordando o tema da iniciativa deste ano, ‘Bebê, um ser de direito: o papel da família, rede de apoio e sociedade no cuidado e proteção da criança’.
No interior do município, na comunidade de Maniçoba, a Emei Manuel Alves da Mota e a Escola Municipal Santa Inês, realizaram uma caminhada que marcou a conclusão das ações da Semana do Bebê e reforçou as iniciativas alusivas à campanha ‘Faça Bonito’, informando à população sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e convidando a comunidade local a se unir no momento de mobilização e conscientização sobre a temática abordada.
“Hoje estamos realizando as ações de culminância da Semana do Bebê juntamente com a campanha do ‘Faça Bonito’, em Maniçoba. Conseguimos reunir mais de 120 alunos da Emei Manuel e cerca de 200 estudantes da Escola Santa Inês, todos participando da ação de conscientização, considerado um momento muito importante, tanto para chamar atenção para o cuidado com as nossas crianças, como também, para alertar sobre o abuso e a exploração de crianças e adolescentes”, explicou a diretora da Educação Infantil do município, Michele Viana.
Acompanhando a programação, Raissa Kauane Barbosa Santos, que é mãe de Eloá dos Santos Ferreira, de 3 anos, estudante da Emei Manuel Alves da Mota, avaliou a iniciativa. “Eu acho muito válido a escola abordar esses assuntos, porque além de conscientizar as crianças, as pessoas da comunidade também têm a chance de aprender e fazer a sua parte. Conscientizar as crianças no ambiente da escola ajuda bastante elas terem melhor entendimento sobre as situações, porque as professoras ensinam de forma mais pedagógica. Quero parabenizar os profissionais da escola, a Secretaria da Educação e todos os demais que realizaram essa ação linda e magnífica”, compartilhou Raissa.
Texto: Camila Santana – Ascom Seduc/ PMJ/Foto: Edinazio Dias – Ascom/ PMJ