A BÍBLIA DIZ: “O verdadeiro amigo ama em todos os momentos e se torna um irmão em tempos de aflição.” — PROVÉRBIOS 17:17.
O que esse versículo quer dizer
Quando um amigo está sofrendo com algum problema de saúde mental, podemos ficar sem saber o que fazer. Mas quando o ajudamos a lidar com esse desafio, mostramos que realmente nos importamos com ele. Como podemos fazer isso?
Como esse versículo pode ajudar
“Todos devem ser prontos para ouvir.” — TIAGO 1:19.
Um dos melhores modos de ajudar um amigo é escutar quando ele quer conversar. Não se sinta na obrigação de responder a tudo o que ele diz. Mostre que você está escutando com atenção e que se importa com ele. Tente entender o que ele está sentindo e evite tirar conclusões precipitadas ou julgá-lo. Lembre-se que ele pode dizer coisas sem pensar e que mais tarde ele talvez se arrependa. — Jó 6:2, 3.
“Consolem os que estão deprimidos.” — 1 TESSALONICENSES 5:14.
Talvez seu amigo esteja ansioso ou lutando com sentimentos de inutilidade. Mesmo que você não saiba exatamente o que dizer, ainda pode encorajar e consolar seu amigo por reafirmar que se importa com ele.
“O verdadeiro amigo ama em todos os momentos.” — PROVÉRBIOS 17:17.
Ofereça ajuda. Mas em vez de achar que sabe como ajudar, pergunte o que você pode fazer. Se for difícil para o seu amigo se expressar e dizer o que precisa, tente sugerir algo que vocês possam fazer juntos como, por exemplo, sair para uma caminhada. Ou você pode se oferecer para ajudar nas compras, na limpeza ou em alguma outra tarefa. — Gálatas 6:2.
“Sejam pacientes.” — 1 TESSALONICENSES 5:14.
Nem sempre o seu amigo vai estar disposto a conversar. Deixe claro que ele pode contar com você quando quiser se abrir. Por causa da doença, seu amigo talvez diga ou faça coisas que magoam. Ele pode cancelar compromissos que marcou com você ou se irritar facilmente. Ao ajudá-lo, seja paciente e compreensivo. — Provérbios 18:24.
Seu apoio pode fazer a diferença
“Eu faço questão de ser uma amiga com quem ela sempre pode contar. Eu não tenho a solução para os problemas dela, mas sempre tento ouvir o que ela quer falar. Às vezes, tudo o que ela precisa é de um ouvido atento, e então ela se sente melhor.” — Farrah, a que tem uma amiga que sofre de distúrbio alimentar, ansiedade e depressão clínica.
“Uma das minhas amigas é muito bondosa e positiva. Ela me convidou para comer uma comida deliciosa na casa dela. Ela foi tão amorosa que eu me senti à vontade para falar sobre os meus sentimentos. Isso realmente me fortaleceu!” — Ha-eun, que sofre de depressão clínica.
“É muito importante ter paciência. Quando minha esposa faz algo que me magoa, eu tento lembrar que é a doença que a faz agir assim. Isso me ajuda a não ficar com raiva e a ser mais compreensivo.” — Jacob, casado com uma pessoa que sofre de depressão clínica.
“Não sei o que seria de mim sem o apoio e o consolo de minha esposa. Quando tenho crises de ansiedade, ela nunca me força a fazer algo que eu não queira. Isso significa que às vezes ela abre mão de coisas que gostaria muito de fazer. Por causa da generosidade dela e de todos os sacrifícios que faz por mim, ela é uma pessoa muito especial.” — Enrico, que sofre de transtorno de ansiedade.
Testemunhas de Jeová/Foto: Divulgação/2023009_univ_lsr_xl