A Notícia do Vale – o jornal do São Francisco, sim, é mais que uma data, 15 de maio de 2003, sua fundação, é uma celebração a persistência, a luta, a trajetória, a própria história, e porque não dizer a vitória?! Sim, porque permanece, está aí, são mais de duas décadas mantendo firmes os mesmos ideais, a mesma linha editorial, por mais que desagrade os muitos militantes políticos, aqueles que tantas vezes se tornaram “concorrentes” na mídia digital, blogueiros de sucesso, com milhares de seguidores, e mesmo sem o devido registro para o exercício da profissão, conseguem de maneira às vezes até equivocada “competir” com o jornal impresso, que, só para lembrar chega a qualquer parte como “bula de remédio”, e consegue adentrar tantas outras milhares de residências, e escolas, bibliotecas, botecos, praças, e tantos outros lugares, passando de mão em mão, e sempre lembrando o velho bordão: “é o jornal de Washington”.
A Notícia do Vale está aí para comprovar a longevidade do jornal impresso no Vale do São Francisco, dentro do chamado meio digital de jornalismo, onde não se sabe mais quem é o verdadeiro profissional de imprensa, e onde a liberdade de expressão é tantas vezes confundida com a disseminação de fake news, e sem contestar os apaixonados contrários, até porque não tem nada a ver com militância política, discursos de ódio, mentiras, perseguição, e uso indiscriminado da “Inteligência Artificial” para fins eleitoreiros e violência contra a imagem de pessoas, sejam elas do meio político ou não, essa prática jamais pode ser considerada LIBERDADE DE EXPRESSÃO.
E o pior é que está cada vez mais em evidência e ascensão esse tipo de CRIME. E o verdadeiro jornalismo lutando para “escapar” desse tipo de concorrência desleal, até porque lutar contra é quase impossível, está difícil compreender nos dias de hoje o que é FATO e o que é FAKE, principalmente depois de tantos aparelhamentos digitais, altamente qualificados para “desqualificar” a verdadeira imprensa. É tanto investimento em tecnologia da falsa informação que muitos já dizem que beira a perfeição.
Mas o que importa mesmo é que quem é fiel à história, e quem a conhece compra a VERDADE. E o nosso país tem muita história do grande e bom jornalismo impresso, que em outras épocas comprou brigas com autoridades, com a ditadura, com regimes fascistas, mas que também se
vendeu a vários regimes capitalistas e de opressão, o que não pode ser considerado modelo de bom jornalismo.
Aqui na região do São Francisco é outra grande dificuldade para manter o padrão de jornalismo que os leitores merecem, seja ele, impresso ou online, mas que o jornal A NOTÍCIA DO VALE está conseguindo com muita luta e resiliência a mais de duas décadas. Temos a satisfação de está nas redes sociais com conteúdo diverso, mesmo mantendo o jornal de 12 páginas impressas com a qualidade que a população leitora do Vale escolheu. O nosso blog (www.anoticiadovale.com) está no ar há quase 20 anos, pouco depois de o impresso ser lançado na região.
Vida longa ao jornal A NOTÍCIA DO VALE!