O prefeito de Petrolina, Simão Durando, empossou nessa quinta-feira (6), os novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais. A cerimônia aconteceu com a participação de vereadores, lideranças locais e uma apresentação teatral da Companhia Biruta. O Conselho, vinculado à Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEDUCE), tem como objetivo garantir o acesso e valorização da cultura, ampliando a participação da sociedade civil no planejamento das ações culturais do município.
A formação do Conselho resultou de um amplo diálogo com a sociedade civil, incluindo a Conferência Municipal de Cultura e encontros com grupos representativos do setor cultural. Este processo culminou na criação da Lei que institui o Conselho Municipal de Políticas Culturais.
Durante o evento, Simão Durando destacou a importância do Conselho como reflexo do compromisso entre governo e sociedade civil, enfatizando a colaboração para o desenvolvimento de políticas públicas culturais. “A cultura é transformadora e geradora de identidade e pertencimento. Ouvir a população é essencial para desenvolver políticas que realmente impactem a vida das pessoas”, afirmou o prefeito.
O Conselho é composto por representantes da sociedade civil, eleitos por seus pares em oito segmentos artísticos: Música, Audiovisual, Literatura, Dança, Cultura Popular, Cultura Étnica, Artes Visuais, Teatro e Circo. Ao todo, foram eleitos 14 representantes para atuar no período 2024/2026, com a missão de fortalecer e consolidar a política cultural de Petrolina.
Foto: Ascom PMP