No anúncio feito pelo presidente Lula nesta segunda-feira (10), dentro do Novo PAC, o município de Sertânia (PE), no Sertão do Moxotó será um dos quatro no Nordeste contemplados com uma universidade federal. A iniciativa assegura, com opções de graduação, a presença de instituições de ensino superior em localidades historicamente desassistidas. O investimento faz parte de um pacote de R$ 5,5 bilhões destinados para universidades federais.
Os campi oferecerão seis cursos, cada, beneficiando 2,8 mil estudantes, e serão geradas ainda 388 vagas a serem preenchidas por servidores na unidade. Segundo o governo federal, as localidades foram definidas tendo como finalidade a ampliação da oferta de vagas em regiões com baixa cobertura de matrículas públicas na educação superior.
O prefeito Ângelo Ferreira celebrou a conquista. “Esse era um sonho nosso muito antigo. O presidente Lula demonstrou mais uma vez sua sensibilidade em oferecer o melhor para o povo nordestino, em especial do Interior do Estado. A educação é um caminho para novos horizontes. E Sertânia foi o único município pernambucano a ser contemplado com um novo campus universitário. Só temos a agradecer ao Governo Federal, nas pessoas do Presidente Lula, do Ministro da Educação e do reitor da UFPE, Alfredo Gomes, por terem presenteado a nossa cidade. E parabéns ao povo de Sertânia”, afirmou.
Foto: divulgação