Dia Mundial contra o Trabalho Infantil: Prefeitura de Sento-Sé realiza programação especial alusiva a data

Outras Cidades Sento-Se

12 de junho é o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, para mobilizar e conscientizar a população sobre a importância da data a Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta quarta-feira (12) uma programação especial, que contou com café da manhã, que aconteceu na sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), carreata pelas principais vias da cidade, blitz educativa, adesivagem, panfletagem e uma série de atividades sociais e recreativas na Praça Central.

De acordo com a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil em Sento-Sé (Peti), Meire Lúcia Carvalho, este ano programação foi realizada para alertar sobre duas campanhas, a de erradicação ao trabalho infantil e a da lei do menino Bernardo.

“Juntamos as duas campanhas, pois ambas são voltadas à defesa e garantia dos direitos da criança e adolescente, e em todas as ações da programação estamos enfatizando os objetivos das campanhas que é mostrar as diversas atividades econômicas enquadradas na lista das piores formas de trabalho infantil, e que muitas vezes, são realizadas por crianças e adolescentes. Unindo tudo isso com a lei do menino Bernardo que estabelece o direito da Criança e Adolescente a serem educados sem o uso de castigo físico ou tratamento cruel ou degradante”, explica Meire Lúcia Carvalho.

A assistente social, Fabiana Ribeiro, participou das atividades e destacou a aceitação do público à programação. “O evento foi muito importante para dar visibilidade a uma causa tão nobre que é a erradicação do trabalho infantil. Apresentou a todos que participaram reflexões sobre os direitos fundamentais das crianças, uma infância segura tendo acesso à educação, saúde, livres de exploração. O principal é ver o envolvimento e união das redes de apoio como, saúde, educação, Cras, Creas, Conselho Tutelar que diariamente estão nessa luta em favor das nossas crianças e adolescentes”, avaliou.

Tema – este ano a Campanha de Erradicação ao Trabalho Infantil traz o tema “Trabalho Infantil Que Ninguém Vê”, com o objetivo de sensibilizar e motivar uma reflexão da sociedade sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar, vivências que são próprias da infância e que contribuem decisivamente para o seu desenvolvimento.

“A gestão Ana Passos trabalha voltada para garantir e cuidar das pessoas, e principalmente dos direitos das crianças e adolescentes. Essa é mais uma ação que demonstra de forma clara esse foco da gestão. Trouxemos uma programação diversificada, com várias ações de conscientização e também de lazer e cuidado para as crianças, como vacinação, brincadeiras diversas, jogos, pintura no rosto, pula-pula, distribuição de guloseimas, que foram conduzidas pelos educadores do Serviço de Convivência Fortalecimento de Vínculo. Com certeza foi um dia de conscientização e muita diversão”, pontuou o secretário municipal de Assistência Social, Jailson Rodrigues.

Participaram do evento as Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação, Saúde, além de toda rede de proteção à crianças e adolescentes do município: Creas, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e equipes que trabalham nos programas voltados a primeira infância no SUAS, o antigo Criança Feliz e Serviços de Convivência.


Texto: Gardennia Garibalde – Ascom PMSSE/Foto: Alex Antunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *