A fim de reduzir as desigualdades e de garantir os direitos da criança e do adolescente no município, a Prefeitura de Sento-Sé, através das Secretarias Municipais de Educação, Assistência Social e Saúde em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar e Núcleo de Cidadania de Adolescentes de Sento-Sé (NUCA), realizou nesta terça-feira (18), no Planetário da Câmara Municipal de Vereadores, o II Fórum Comunitário do Selo Unicef.
Um dos mestres de cerimônia do Fórum, o adolescente João Luiz, do NUCA- Sento-Sé, deu as boas-vindas ao público presente e explicou os objetivos do evento. “Em nome de todos os integrantes do NUCA, e todos os profissionais que nos estimulam em nosso protagonismo juvenil e nos inspiram a chegar até aqui, posso afirmar que sinto-me honrado em fazer parte da construção do Selo UNICEF para Sento-Sé. Também não posso deixar de destacar como é importante para nós, crianças e adolescentes esse olhar cuidadoso que a prefeitura tem para conosco. Que este momento venha ser refletido nas ações efetivas em nossas vidas”, apontou o jovem.
A articuladora do Selo UMICEF em Sento-Sé, Thiara Ribeiro, explicou que a realização do II Fórum Comunitário tem caráter obrigatório para a certificação no Selo UNICEF. “Estamos aqui hoje apresentando os resultados sistêmicos, trabalhados e que estão relacionados às políticas públicas voltadas para a garantia de direitos de crianças e adolescentes no município. Esse encontro é um marco para a gente, onde apresentamos todos os resultados propostos pela estratégia UNICEF, e toda a trajetória dessa edição 2021-2024”, apontou Thiara Ribeiro.
O Selo Unicef – é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.
Texto: Gardennia Garibalde – Ascom PMSSE
Foto: Alex Antunes