TJBA recebe o Prêmio Adoção Tardia: campanha “Filhos são eternos bebês” é reconhecida no Plenário do Senado  

Outras Cidades Salvador

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) recebeu o Prêmio Adoção Tardia no Plenário do Senado, em Brasília, durante a terceira edição da premiação, realizada nesta quarta-feira (19). O evento promove o reconhecimento de pessoas e instituições que se destacam na integração de crianças e adolescentes fora do perfil mais procurado pela maioria das famílias, reforçando a importância de proporcionar lares para esses grupos.  

Durante o discurso, o Coordenador da Infância e Juventude no Judiciário baiano, Desembargador Emílio Salomão Pinto Resedá, ressaltou o valor das Salas de Depoimento Especial, disponibilizadas pelo TJBA. Ao todo, são 109 salas presentes em diversos municípios da Bahia. Esses espaços oferecem serviços especializados para a escuta de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, garantindo um ambiente seguro e acolhedor durante os processos judiciais. 

O Magistrado enalteceu o Presidente da sessão, Senador Fabiano Contarato (PT-ES), pai adotivo de duas crianças. “Vossa Excelência mencionou o amor e, para a adoção, o amor tem que ser realmente incondicional, como Vossa Excelência e o seu companheiro têm demonstrado em relação aos seus dois filhos. E as suas palavras, Senador, que bateram profundamente no meu espírito, trouxeram-me à mente o que nos disse o Padre Antônio Vieira. Que os filhos biológicos, ama-se porque são filhos. E os filhos adotivos são filhos porque se ama”.  

O Senador Angelo Coronel (PSD-BA) foi quem entregou o prêmio. Ele saudou todos os Desembargadores do TJBA, dando ressalva aos trabalhos realizados pela Presidente do Tribunal, Desembargadora Cynthia Resende, pelo ex-Presidente, Desembargador Nilson Castelo Branco, e pelo Desembargador Salomão Resedá em prol dos direitos das crianças e adolescentes. O Desembargador Jatahy Júnior representou a Presidente no evento. 

“É uma premiação mais do que merecida ao nosso Tribunal, em especial ao Desembargador Salomão Resedá, Magistrado de carreira, titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude de Salvador por anos, sempre uma referência no cuidado com as crianças, em especial àquelas mais necessitadas. Agora, à frente da Coordenação da Infância e Juventude, tem esse reconhecimento nacional, que muito nos orgulha”, disse o Desembargador Jatahy Júnior. 

FILHOS SÃO ETERNOS BEBÊS 

A Corte baiana é reconhecida pela campanha “Filhos são eternos bebês”, realizada pela Coordenadoria da Infância e Juventude, com o apoio do Ministério Público da Bahia e da agência de publicidade Propeg. O objetivo é sensibilizar a sociedade sobre a importância da adoção tardia, incentivando o acolhimento de crianças com mais de 6 anos. Atualmente, o estado tem 1.107 pretendentes habilitados e 146 crianças e adolescentes disponíveis para adoção. Dessas, 123 têm mais de 6 anos de idade.    

Clique aqui e saiba mais sobre a campanha.  

#pracegover #pratodosverem/FOTO: DIVULGAÇÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *