O senador Jaques Wagner (PT) participa, na próxima semana ,da 12ª do Fórum de Lisboa, em Portugal. O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), fundado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes.
Diversas outras autoridades do mundo político e jurídico de Brasília também estarão presentes, o que mudou, inclusive, as agendas e as pautas Congresso Nacional e do próprio STF. Wagner será palestrante na mesa “Forças Armadas na Democracia”, ao lado do ex-ministro do STF Nelson Jobim, que atua hoje como conselheiro de uma instituição financeira.
A assessoria do senador baiano confirmou ao Política Livre a presença de Wagner no evento. Já o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), cujo nome aparece na programação do fórum, negou a ida.
Ao todo, serão três dias de palestras e debates realizados na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa entre os dias 26 e 28 de junho. Além do IDP, o evento é financiado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Além de outros parlamentares e ministros, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também vai estar presente. O evento cresceu ao longo dos anos e virou palco importante para fazer lobby e redes de contatos. O IDP informou que não há cachê para os convidados e que não custeia os gastos dos participantes com passagens e hospedagem.
Foto: Pedro França / Agência Senado