A sala de estar e de jantar foi decorada para uma festa junina. Unidade de Cuidado Neonatal Canguru – Uncica do Hospital Dom Malan da rede estadual de saúde em Petrolina, dez mães de bebês prematuros participaram de um arraiá diferente nesta terça-feira (25). “Pelo menos uma ou duas vezes por mês a gente faz uma comemoração ou um evento com essas mães já que muitas são de longe da cidade. Toda data festiva a gente faz esses momentos para estimular o desenvolvimento delas, a acolhida para facilitar esse internamento,” explicou a enfermeira Kaliane Medeiros.
Com muitas comidas típicas, esse foi um momento de descontração que a trabalhadora rural de Casa Nova-BA, Jucileide Silva Souza, de 28 anos, aproveitou da festa mais esperada do ano pelos nordestinos. Ela deu à luz a Lorena com 27 semanas de gestação. “Esses meses aqui a gente vê a evolução dela, e eu fico feliz em ver isso. Essas comemorações nos estimulam aqui no internamento, ” contou.
As internações na Unidade de Cuidado Neonatal Canguru – Uncica, variam de acordo com o peso e o desenvolvimento do bebê. “As mães vêm para cá para que os bebês saiam da sonda, aprenda a mamar, elas aprendam a cuidar e tenham confiança. Aqui a gente fortalece o vínculo familiar onde a gente estimula que a família esteja presente não só no momento de internação, mas que eles apoiem e ajudem essas mães. São mães que já passaram pelo berçário externo e pela casa de apoio, ” ressaltou a enfermeira Kaliane.
Assessoria de Comunicação HDM Ismep