A Maternidade Municipal de Juazeiro (BA) realizou, entre os meses de janeiro a abril de 2024, um total 32.650 atendimentos – entre partos, internamentos, consultas ambulatoriais, exames laboratoriais e procedimentos cirúrgicos. A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), segue investindo na unidade para potencializar o serviço e garantir assistência efetiva e humanizada.
“A Maternidade é, sem dúvida, um dos principais equipamentos de saúde que temos no nosso município. Ao longo da nossa gestão, adquirimos equipamentos de fototerapia, camas novas e estamos com a obra do Centro de Parto Normal avançada. Não medimos esforços para acolher as mamães e seus pequenos“, disse a prefeita Suzana Ramos.
Samires de Souza foi uma das mães acolhidas pela unidade em um dos momentos mais especiais de sua vida: o nascimento do primeiro filho. “Tive o meu bebê na Maternidade e fui bem atendida. Fui acompanhada pela equipe durante o trabalho de parto até o nascimento dele”, comentou.
A secretária de Saúde, Ana Lúcia Araújo, comentou sobre o desafio de gerir a Maternidade, que está incluída na Rede de Atenção Interestadual de Saúde do Vale do Médio São Francisco (formada por 53 municípios da Bahia e Pernambuco). “Cerca de 46% dos internamentos são de pacientes oriundos de outros municípios. Destes, 18% são de Petrolina. Apesar de recebermos pacientes de várias localidades, tudo é custeado com recursos de Juazeiro. O desafio é grande, mas seguimos em busca de garantir a melhor assistência em saúde“, destacou.
Números totais
Entre janeiro e abril de 2024, a Maternidade Municipal realizou 885 partos naturais, 445 cesarianas, 1.875 internamentos, 18.390 exames ambulatoriais, 1.206 ultrassonografias, 3.736 testes de triagem neonatais, entre outros atendimentos.
foto: Ascom PMJ/Sesau dvulgação