Com um total de 12 dias, a festa promovida pelo Governo do Estado recebeu milhares de baianos e turistas, oferecendo uma programação diversificada com shows gratuitos de artistas locais e nacionais.
O último dia de festejos juninos no Parque de Exposições contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, na noite desta terça-feira (2). Durante 12 dias, divididos em três finais de semana, a festa promovida pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), ofereceu uma estrutura ampla e funcionamento ininterrupto de serviços de órgãos estaduais para baianos e turistas, que curtiram shows gratuitos numa programação variada.
Acompanhado do vice-governador, Geraldo Júnior, Jerônimo destacou que o balanço do São João da Bahia, na capital e no interior, foi positivo e que o objetivo da festa abrange, desde o aspecto cultural às questões relacionadas à economia e geração de renda. “O governo estadual deu atenção especial às áreas de Saúde, Segurança e também investiu na contratação de bandas, com programação diversificada em Paripe, Pelourinho, Parque de Exposições e também em municípios do interior. Agradeço aos artistas, aos trabalhadores da festa e à imprensa por divulgar a nossa cultura”, ressaltou o governador.
As ações do Estado para o êxito dos festejos juninos também incluíram reforço de plantões em hospitais da capital e interior para atender a possíveis ocorrências com queimaduras relacionadas ao uso de fogos. “Em cidades como Santo Antônio de Jesus, Amargosa e Senhor do Bonfim tivemos um reforço de profissionais para atender a população”, informou Jerônimo.
O gestor estadual destacou, ainda, a importância de organizações, sociedade, imprensa, governo e todos juntos atuarem para o avanço do programa Bahia Sem Fome. “Não é só o governo. A expectativa com o programa é chegarmos a uma média de 800 mil pessoas atendidas, reduzindo o número de pessoas em situação de fome na Bahia. Apelo e peço a todos que não desanimem”. O público que foi ao Parque colaborou com o programa Bahia Sem Fome, doando 1 kg de alimento, beneficiando pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.
Para a professora Maria Rejane Bispo, 39, que veio de Recife (PE) e curtiu cinco dias de festa, valeu muito a pena. “Adorei todos os shows que assisti e me diverti muito. Hoje, estou aqui com a família para prestigiar Pablo, porque minha filha é fã do artista. Aproveitei para me divertir junto com ela e minhas irmãs. Estou na cidade para visitar uma amiga de infância”, disse.
A estudante Júlia Bispo, 16, filha de Maria Rejane, disse que acompanha a carreira de Pablo e de Manu Bahtidão e que não poderia perder a apresentação dos artistas. “Foi fantástico assistir de perto. São grandes estrelas. Amo o arrocha e toda essa riqueza. Aqui, tivemos oportunidade de curtir de modo gratuito. Foi muito tranquilo e sem violência. Ano que vem, se Deus quiser, estarei aqui de novo”, confessou.
Atendimentos de saúde
Já a coordenadora do Programa Estadual de Doenças Transmissíveis, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Eleuzina Falcão, enfatizou que os resultados dos atendimentos foram acima do esperado, durante os festejos no Parque de Exposições. “Neste stand, realizamos uma média de 280 atendimentos, por dia. O trabalho é de extrema importância porque são doenças de grande impacto na saúde pública. Temos o compromisso de prevenir e tratarmos precocemente”.
Ainda de acordo com a coordenadora, mais de três mil pessoas passaram por atendimento de equipes multidisciplinares. “Temos um olhar diferenciado e atendemos 620 trabalhadores informais que estavam trabalhando na festa, no Parque. Esse grupo muitas vezes não tem a oportunidade de diagnosticar, tratar e cuidar da saúde. Aqui, eles tiveram essa chance”, destacou.
A Sesab também realizou ações de prevenção e educação sexual. Na unidade montada foram realizados testes-rápidos para a detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C, além de distribuição de preservativos femininos e masculinos. A unidade orientou o público sobre prevenção e sexo seguro, e os casos de testes positivos foram encaminhados para tratamento.
Segurança garantida
Para o tenente-coronel da PM, Roberto Araújo, esse ano foi um desafio por conta dos 12 dias de festa, mas o planejamento prévio, realizado sempre depois da edição do evento, com relatório para verificar os pontos positivos e ajustar outros, garantiu o bom desempenho na área de Segurança. O efetivo de 500 policiais nos circuitos de Salvador atuou todos os dias do evento. “Atuamos com o emprego de patrulhas com policiamento motorizado e montado, cobrindo tanto a área interna, quanto a região no entorno do Parque. A média diária de furtos e roubos não ultrapassou 10 ocorrências, considerando o público de 30 mil pessoas por dia”.
Também de acordo com Araújo, o público maior foi registrado nos dias 23, 28, 29 e 1º de julho, não havendo ocorrências de maior gravidade. “Os atendimentos nos postos de Saúde foram casos de ingestão de bebida alcoólica, mas nenhum que fosse de complexidade hospitalar. A tranquilidade se deve também ao aumento da área destinada ao público, com mais espaço houve também mais conforto e facilidade de atuação”.
O tenente-coronel destacou, ainda, a importância do uso de câmera de reconhecimento facial durante a festa. “Não houve alertas de captura de pessoas que têm Mandados de Segurança em aberto porque elas já sabem que vão ser identificadas”.
Secom/Foto Mateus PereiraGOVBA