Depois de mais um decisão judicial que mantém a inelegibilidade do ex-prefeito e petista Isaac Carvalho em Juazeiro (clique aqui para ler), a direção estadual da federação Brasil da Esperança, formada pelo PT, PCdoB e PV, se reúne novamente nesta quarta-feira (17) para tratar da situação eleitoral no município, que é o quinto maior colégio eleitoral da Bahia.
Em reunião da federação na semana passada, o presidente do PT baiano, Éden Valadares, havia dito que Isaac conseguiria reverter a situação na Justiça, o que não ocorreu. Em Juazeiro, até mesmo aliados do ex-prefeito já consideram que a última cartada foi jogada ontem, e que não haveria mais tempo, e nem condições jurídicas, para uma decisão favorável ao petista.
O PCdoB e o PV esperam agora que, confirmada a retirada de Isaac, que era o pré-candidato mais competitivo da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), o nome saia de um dos dois partidos. Os comunistas apostam as fichas no deputado estadual Zó do Sertão, enquanto os “verdes” articulam em favor do deputado estadual Roberto Carlos.
“Amanhã vamos tratar dessa questão de Juazeiro e analisar o que faremos a partir de agora. Defendemos que o PT, o PCdoB e o PV tenham o pré-candidato da base, que, por força da lei eleitoral, só pode ser um. Não podemos mais postergar essa definição, porque isso favorece a nossa adversária, que é a prefeita (Suzana Ramos, do PSDB), candidata à reeleição”, disse ao Política Livre o presidente estadual da federação, o comunista Geraldo Galindo.
“Não podemos colocar em risco a vitória da base de Jerônimo em Juazeiro, que é uma cidade importante. Se o candidato não puder ser Isaac, e nós poderíamos apoiá-lo se ele tivesse as condições, precisamos analisar os nomes que temos dentro da federação e também fora, levando em conta os partidos aliados. Defendemos a candidatura de Roberto Carlos, que foi vereador de Juazeiro, é deputado, conhece bem a cidade e está preparado. Mas vamos analisar e discutir o cenário”, afirmou o presidente do PV baiano, Ivanilson Gomes.
O site procurou Éden, por meio da assessoria, para comentar a nova decisão judicial contra Isaac Carvalho, mas não obteve resposta. Na semana passada, o dirigente petista havia defendido a pré-candidatura do aliado. “Isaac Carvalho é o candidato do PT para disputar, ganhar e governar Juazeiro. Qualquer eventualidade jurídica será superada e ele vai confirmar nas urnas o reconhecimento do carinho do povo juazeirense e o favoritismo que se percebe em todas as pesquisas”, havia dito.
Política Livre/Foto: Divulgação/Arquivo