PSB marca convenção em Juazeiro em meio a divisão política na família de Joseph Bandeira na cidade.
Engana-se quem pensa que o imbróglio político em Juazeiro se dá apenas em torno da definição do candidato da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV). No PSB, que marcou a convenção para o dia 5, há uma divisão política dentro da família do próprio pré-candidato da sigla, o ex-prefeito Joseph Bandeira.
O filho de Joseph, Leonardo Bandeira, é o atual vice-prefeito da cidade. Ele, que chegou a romper com a prefeita Suzana Ramos (PSDB), postulante à reeleição, retomou a aliança com a tucana e trabalha para convencer o pai e o partido dele a manter a “dobradinha” política que deu certo em 2020.
O detalhe é que Suzana é do grupo político do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União), ou seja, faz oposição ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), embora tenha tentado uma aproximação em 2023 com o petista, mas sem sucesso. Já o PSB é tradicional aliado dos petistas no Estado.
Ainda sobre a família de Joseph, a esposa do pré-candidato do PSB, a ex-vereadora Flor de Maria, segue como assessora especial de Suzana. Por conta dessa relação com a prefeita, nem ela e nem o filho Leonardo compareceram ao lançamento da pré-candidatura do patriarca da família.
Vale lembrar que outro pré-candidato da base de Jerônimo, o deputado estadual Roberto Carlos (PV), da Federação Brasil da Esperança, já foi aliado de Suzana, inclusive com familiares nomeados até do primeiro escalão da gestão municipal. Entretanto, o “verde” rompeu com a prefeita e entregou os cargos de indicação política.
A convenção do PSB foi marcada para o último dia do prazo, assim como a da federação e de outras legendas da base de Jerônimo, por conta da indefinição no grupo governista no quinto maior colégio eleitoral da Bahia. O evento acontece a partir das 18h, no Clube dos Caçadores, no Centro da cidade.