Aliados do governo do Estado intensificaram as articulações para tomar uma posição caso o PT mantenha a candidatura do ex-prefeito Isaac Carvalho em Juazeiro. O PCdoB, por exemplo, já liberou o deputado estadual Zó do Sertão, pré-candidato, a apoiar o empresário Andrei Gonçalves, nome lançado pelo MDB.
O Política Livre revelou esta semana uma reunião entre Zó, Andrei e os outros dois pré-candidatos da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) que, ao contrário de Isaac, estão elegíveis: o deputado estadual Roberto Carlos (PV) e o ex-prefeito Joseph Bandeira (PSB). O entendimento do encontro foi que os quatro, que rejeitam apoiar o petista, tomem uma posição conjunta.
Como PT, PCdoB e PV formam uma federação, o grupo só pode ter um único candidato. Por isso, se Isaac for escolhido, mesmo sub judice, na convenção programada para segunda-feira (5), Zó e Roberto Carlos estariam fora da corrida eleitoral e só teriam como alternativa apoiar informalmente Andrei ou Joseph. Ou então judicializar o resultado.
O site apurou que Andrei leva vantagem e já teria recebido o apoio de Zó. Roberto Carlos também deve fazer o mesmo movimento – ele já se colocou contra o candidato apoiado pelo PT em três eleições municipais em Juazeiro, inclusive quando Isaac ocupava a cabeça de chapa. Joseph, por outro lado, pode apoiar a reeleição da prefeita Suzana Ramos (PSDB) – como já mostrou o site, o filho e a esposa dele são aliados da tucana.
Vale frisar que caso Isaac não seja candidato, o PT deve apresentar um outro nome. Os mais cotados são a esposa do petista, Ellen Carvalho, e o engenheiro civil Edson Tanury, cuja família tem tradição política na cidade. Apesar disso, a avaliação é que a insistência do ex-prefeito, com o aval do PT estadual, em se manter no páreo mesmo após perder todos os recursos na Justiça já provocou um estrago irremediável na base de Jerônimo, além de ter fortalecido a posição de Suzana Ramos, aliada de ACM Neto (União).
Política Livre/Foto: Divulgação