A boa gestão da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), na execução do Projeto Pró-Semiárido, foi mote do Seminário Diálogos de Gestão: intercâmbio de boas práticas entre projetos Fida.
O momento reuniu cerca de 50 participantes de sete estados situados no Semiárido brasileiro e do Distrito Federal.
Durante o evento, que teve início na última quarta-feira (31/07) e encerrou na tarde de hoje (02/08), a experiência nas áreas de Monitoramento & Avaliação, Desenvolvimento Humano e Social, Gestão do Conhecimento, Desenvolvimento Produtivo e Acesso a Mercados, além do Gerenciamento de Recursos e Equipes foram apresentados em blocos temáticos para inspirar e fomentar as discussões e trabalhos em grupo entre os participantes.
“Houve muitos momentos importantes de reflexão, principalmente, nos trabalhos em grupo. O que a gente percebe ao final destes três dias de trabalho é que este momento foi importante não só para trocar experiências, mas também para estabelecer conexões entre as equipes dos projetos. É importante que este momento inicial seja o ponto de partida para novos momentos dessa natureza”, enfatiza o coordenador geral do projeto Pró-Semiárido, Cesar Maynart.
A ideia é que haja, periodicamente, outros Seminários que proporcionem e estabeleçam uma rede contínua de troca de conhecimento e consequente fortalecimento na execução de projetos ligados ao desenvolvimento rural e combate à fome. Para o oficial de programas Fida no Brasil, Hardi Vieira, este é um momento esperado, que marca uma nova etapa da ação do Fida no país.
“Esse momento vem num marco temporal bastante singular, porque ele representa uma renovação da carteira Fida no Nordeste do Brasil. Estamos chegando a um investimento total de 1,1 bilhão de dólares com novos projetos, como é o Parceiros da Mata na Bahia. Nós temos projetos, como é o caso do Pró-Semiárido, que tem uma equipe consolidada, tem uma expertise já. E alguns projetos que estão começando que é o caso do Maranhão. Colocar todos juntos para fazer esta troca é importante para compartilhar conhecimentos e permitir a conexão humana”, afirmou Vieira.
O Seminário foi uma realização do Fida, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio do Projeto Dom Helder Câmara II (PDHC), e do Governo da Bahia, por meio da CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Assessoria de Comunicação da CAR