Os bastidores da política de juazeiro mudaram de endereço, mas os problemas são os mesmos: a indefinição do nome para representar a base do governador Jerônimo Rodrigues na eleição de outubro e desencontro de opiniões em relação ao tema, que se arrasta desde o ano passado.
A discussão do assunto está na pauta desde outubro de 2023, quando o governador convocou lideranças de Juazeiro para uma reunião política na governadoria, em Salvador, com o objetivo de unificar a base em Juazeiro.
A partir dali quase uma dezena de pré-candidatos alinhados mais à esquerda, incluindo os partidos da Federação Brasil da Esperança, PT, PV e PCdoB; dentre outros da base, mas fora da Federação, a exemplo do MDB, PSD, Avante, Rede/PSOL, PP, dentre outros, começaram uma corrida em direção à unidade, sem linha de chegada…
O PT, com 5 ou 6 pré-candidatos, tendo Isaac Carvalho como melhor avaliado em pesquisas, dava passadas mais largas para chegar na frente, mas não fez cálculos precisos, apostou num único corredor, desprezou a possibilidade de revezamento dentro da própria legenda e, com os problemas enfrentados pelo seu principal atleta, Isaac, chegou sem nomes expoentes para cortar a fita da chegada, na avaliação dos demais.
A Federação Brasil da Esperança, queria a vaga, na impossibilidade de Isaac Carvalho, mas a insistência do PT local colocou barreiras na pista e o grupo chegou a reta final dividido, sem unidade. Isaac Carvalho negligenciou o relógio do tempo; o deputado Zó, saltou para a raia vizinha, do MDB e Roberto Carlos, sozinho na raia da federação, não tem linha de chegada à vista, até agora.
O PP, último a anunciar uma pré-candidatura, com chapa puro sangue definida, também flerta com o time de Jerônimo.
O PSB, já está na raia do MDB, mas sem o principal atleta, Joseph Bandeira, que desde a semana passada corre na raia de Suzana Ramos, com a família inteira.
Correndo por fora apareceu o MDB, sem querer nada e querendo, construindo boas relações a ponto de enxergar o pódio, embora ainda tenha barreiras à frente.
Três possibilidades na corrida de acordo com personagens que estão em Salvador: Andrei (MDB) na cabeça de chapa, precisando convencer ainda Roberto e Isaac; Roberto Carlos na cabeça, desde que convença Isaac e Andrei; Isaac convencendo os dois e um time de partidos, de que Ellen é a que garante uma transferência dos votos dele, diante de uma impossibilidade do próprio, cada vez mais evidente, diante dos problemas jurídicos não resolvidos.
O dia de ontem (8) em Salvador foi de muita movimentação, sem resultados. O dia de hoje, segundo interlocutores que estão tratando do tema, na capital, promete ser decisivo.
A reunião da Federação, adiada inúmeras vezes esta semana, deve acontecer nesta manhã de sexta-feira (9), sem mais delongas, prometem. A conferir.
Fotos: Divulgação