O cenário político-eleitoral de Juazeiro (BA) ganhou nesta sexta-feira (23) mais um capítulo. A chapa majoritária da oposição, formada pelo candidato a prefeito Andrei da Caixa (MDB) e pelo vice Tiano Félix (PT) poderá ser impugnada pela justiça.
O motivo é uma ação movida pelo representante do PSOL, Antonio Carlos dos Reis Barreto, e do Avante, Flamarion Bispo Moreira de Souza. A justificativa alegada pelos dois se deve ao fato de que o MDB de Andrei da Caixa não faz parte da Federação ‘Brasil da Esperança’ – formada pelo PT/PV/PCdoB (confiram a ação no link).
Trocando em miúdos: Tiano Félix não poderia ser indicado para vice de Andrei. Para não ter a chapa barrada pela justiça, o MDB terá de apresentar outro vice (possivelmente da legenda). Já o governador Jerônimo Rodrigues (PT), que mediou uma reunião há poucos dias para resolver o impasse em torno do candidato do grupo oposicionista, não terá como vir a Juazeiro pedir apoio a Andrei justamente pelo fato de seu partido estar na Federação, e o MDB não.
Esse é mais um fato que surpreende quem achava que já tinha visto de tudo para a campanha deste ano na cidade baiana.
“Lembrando que a Federação é como se fosse uma partido que pode se coligar com outro partido. Portanto, Andrei e Tiano permanecerão candidatos aptos a votar e ser votados,” disse um analista político.
Foto: Reprodução