Uma plateia majoritariamente formada por jovens micro e pequenos empresários participou nesta terça-feira (20), em Juazeiro, Norte da Bahia, de uma palestra com o tema “Negociação e Tomada de Decisão: Habilidades Essenciais para Negociar com Sucesso e Tomar Decisões Estratégicas”, promovida pelo Sebrae e realizada na sede local.
Ministrada pela socióloga Maria Carmen de Oliveira, o evento gratuito atraiu um número significativo de empreendedores de vários segmentos, interessados em adquirir conhecimentos e capacitação que os qualifique para enfrentar os desafios do mercado diante da concorrência.
Qlianne Martins, coordenadora da Sala do Empreendedor de Sobradinho, destaca o comportamento empreendedor e as técnicas de negociação abordadas pela palestrante como pontos altos na palestra. “Para atingir o sucesso numa negociação precisamos ter empatia, alinhar o pensamento num conjunto único. Assim, as coisas fluem mais naturalmente, caminhando para onde desejamos que elas cheguem”, frisou.
A assistente social Ilka Ribeiro dos Santos, representante do Instituto Dona Raimunda, faz uma avaliação positiva do encontro. “A abordagem foi clara e eficaz, porque explicou como tratar o cliente, como o empresário deve se comportar, a importância de oferecer produtos de qualidade e a empatia para manter a clientela, além dos cuidados para conseguir uma boa negociação”, disse.
A presença do público atraído pela temática surpreendeu o analista técnico do Sebrae, Edlan Amaral, que lembra que o tema negociação faz parte de um conjunto de capacitações pensadas para o setor urbano dos pequenos negócios do empresariado local. “Nós ficamos realmente satisfeitos com a presença do empresariado esta noite, discutindo efetivamente os conceitos do tema apresentado pela consultora. A reação no rosto de cada um refletia que a proposta do Sebrae veio ao encontro dos interesses da classe empresarial mostrando que a instituição cumpre sua missão ao trazer conhecimento, capacitação e qualificação para os pequenos e microempresários da nossa região, nos estimulando a promover novas atividades do gênero para a classe produtiva”, comemora Amaral.
Ascom Carlos Humberto