O Grupo de Pesquisa Antropologia, Corpo e Ambiente (ACA), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), liderado pelo Professor doutor Elizeu Pinheiro da Cruz (DCH I e VI da UNEB-Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental), está participando do Censo da Arara-azul-de-lear, ação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Também participam discentes dos cursos de Ciências Biológicas (Campus VI – Caetité), Ciências Contábeis (Campus I – Salvador) e Turismo e Hotelaria (Campus I – Salvador), mestrandos e doutorando do Programa de Pós-gradualção em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (Campi de Juazeiro e Paulo Afonso), da UNEB. Além da UNEB, IBAMA, INEMA-Ba e voluntários.
O Censo realiza um levantamento do número de indivíduos da espécie, considerando sua distribuição endêmica no Raso da Catarina. Trata-se de uma espécie carismática que atrai interesses diversos, sendo catalisadora de práticas locais relativas ao turismo de experiência, artesanato, hospitalidade etc, as quais impactam modelos de desenvolvimento que tocam em exigências específicas para a sustentabilidade ambiental.
O ACA investiga, desde 2022, a relação entre humanos e aves no Raso da Catarina, em diversas comunidades, incluindo comunidades tradicionais de fundo de pasto, comunidades indígenas e outras comunidades rurais. Interessa ao grupo questões como educação ambiental, desenvolvimento regional sustentável, associativismo, empreendedorismo de mulheres, turismo, hospitalidade, lazer.
Para esta ação, o ACA, UNEB, UFBA, UEPB, conta com o apoio do Campus Avançado de Canudos, a quem agradece na pessoa do Prof. Dr. Luiz Paulo Almeida.
Ascom