Mantendo a sua agenda de escuta e diálogo com instituições e representações sociais, o candidato a prefeito pela coligação O Futuro Chegou (MDB, PT, PV, PCdoB, PSOL, PSB, REDE, Podemos e Avante), Andrei, acompanhado do candidato a vice-prefeito, Tiano Félix, esteve reunido nesta quinta-feira, 12, com representantes de Povos tradicionais instalados em Juazeiro, e assumiu o compromisso de respeitar a diversidade sociocultural do município, alem de outras demandas.
Dentre os povos tradicionais presentes, estavam Casas de Terreiros de matriz africana , representantes dos Povos Quilombolas do Distrito de Salitre , Povos de Fundo e Fecho de Pasto da região de Massaroca, Pescadores e Pescadoras, Representante de Afoxé Filhos de Zaze e Capoeiristas.
Uma das pautas apresentadas ap prefeito foi a implementação do Estatuto da Igualdade Racial do Município de Juazeiro , Fortalecimento dos conselhos, Processo de legalização das casas de terreiro com constituição de CNPJ para acesso a editais, o fortalecimento da pesca no municipio, bem como a preservação das matas ciliares e mais atenção à poluição no rio São Francisco, como melhoramento do saneamento básico e construção de escolas. Outro ponto foi o fortalecimento agricultura familiar, atividade comum a todas às comunidades tradicionais.
O candidato ficou muito satisfeito com o encontro, que demonstrou de como a sociedade juazeirense é constituída e a sua diversidade, o que a torna ainda mais rica culturalmente. “Ouvir todas as falas me dá uma dimensão da nossa diversidade cultural, social…Para mim, um momento de aprendizado e também de compromisso em fazer valer o respeito aos povos tradicionais, e poder atender as demandas que nos foram passadas. Temos um caminho a seguir, mas não irei me esquivar. Vamos fazer uma Juazeiro justa, respeitosa e democrática”, garante Andrei.
Ascom candidato Andrei