A presidente Sintraf Petrolina, Isália Damacena, esteve na sexta-feira (13), com o superintendente da 3ª Regional da Codevasf, Edilázio Wanderley, em Petrolina.
Oportunamente na companhia do diretor financeiro do Consu, Fábio Júnior de Lima Silva, Isália solicitou a superintendência a manutenção do abastecimento de água para os agricultores do Projeto Pontal perenizado até que haja uma solução definitiva para o problema da falta de água nas áreas produtivas.
O pedido foi atendido até que haja a extensão de distribuição de água nas áreas de cultivo agrícola. E a presidente do Sintraf Petrolina assumiu o compromisso de formar uma comissão para debater soluções em busca da segurança hídrica do Pontal Central.
“Formalizaremos um grupo de estudo o Sindicato e a Codevasf e a participação ativa de agricultores familiares, para encontrarmos uma solução definitiva para a distribuição de água para irrigação das áreas de produção agropecuária”, informa Isália Damacena.
Mês passado, agricultores ocuparem a comporta do canal secundário no Pontal Sul em protesto a falta de disponibilização água para atender a demanda dos quase 500 agricultores familiares que produzem no local. Os agricultores familiares buscam segurança hídrica, uma vez que a água liberada não atende à demanda das famílias para fins agrícolas.
São 452 agricultores familiares irrigando mais de 750 hectares e gerando mais de 800 empregos diretos e a cota social não atende à demanda de produção. Algumas barragens chegaram ao volume morto e outros estão secando em um grau acelerado, devido à falta de chuvas que assolam a região.
Ascom Sintraf