Foi divulgada a partir da 00:01 hora do sábado, (28/09) a primeira pesquisa eleitoral registrada oficialmente no TSE, com dados sobre a corrida eleitoral em Remanso, cidade ao norte da Bahia, com 31.725 eleitores aptos.
A pesquisa, patrocinada pelo site “Remanso Notícias”, realizada entre os dias 24 a 26/09 aponta para uma vitória indiscutível do atual prefeito e candidato à reeleição, Marcos Palmeira (PC do B) e uma derrota acachapante do candidato do ex-prefeito Zé Filho, Pedro Paulo Rosal (PSD).
Perguntado, de forma espontânea, “Se a eleição para Prefeito ou Prefeita de Remanso fosse hoje, em quem você votaria? (Espontânea), o eleitor de Remanso respondeu: 53,8 por cento Marcos Palmeira e 33,2 por cento Pedro Paulo. 2,9 por cento anulariam o voto e 10,1 se mantém indecisos a 9 dias das eleições.
Quando o eleitor é apresentado a um disco com o nome dos dois candidatos e lhe é perguntado: “Se a eleição para prefeito de Remanso fosse hoje e fossem esses os candidatos, em quem você votaria? (Estimulada), a diferença aumenta: Marcos Palmeira tem 56,5 dos votos e Pedro Paulo, 35,0. Os 2,9 por cento de nulos se mantém e os indecisos, aqueles que ainda não sabem em quem votar, cai para 5,2.
O Instituto Opinião perguntou também “Se a eleição fosse hoje, em quem você jamais votaria? (resposta múltipla). A resposta não deixa dúvidas sobre a vitória de Marcos Palmeira: 41,0 por cento dos remansenses jamais votaria em Pedro Paulo e do outro lado, 29,6 não votariam em Marcos Palmeira. Nesse quesito, 24,7 por cento não tem rejeição a nenhum candidato e 5,2 por cento não souberam ou não quiseram responder.
A pesquisa foi encomendada pelo grupo de informação e notícias “Remanso Notícias”, que reúne o site e o PodCast PodContar e uma página no Instagram com mais de 39 mil seguidores.
A pesquisa foi realizada pelo Instituto Opinião, classificado como nota B no ranking dos institutos de pesquisas eleitorais do Brasil, entre os dias 24 a 26 de setembro de 2024 e registrada no TSE sob número BA-05172/2024.
A oposição, não se manifestou e estamos tentando entrar em contato com o Prefeito Marcos Palmeira para se pronunciar sobre o resultado da pesquisa.
Ascom/Foto: Divulgação