Confirmando a pesquisa e aumentando a vantagem, o atual Prefeito de Remanso, Marcos Palmeira (PC do B), foi reeleito com 57,62% dos votos.
Remanso, cidade ao norte da Bahia, 32.725 eleitores aptos a votar. Destes, compareceram às urnas 27.036, 85,22% dos eleitores, a menor abstenção das últimas cinco eleições, 14,78%.
Marcos Palmeira e o vice Alair (PT), obtiveram 14.859 votos e o adversário, candidato do ex-prefeito Zé Filho, Pedro Paulo Rosal (PSD), que tinha como candidato a vice o médico, Adalto Boson, proprietário do Hospital São Pedro, ainda obteve 10.922 votos, superando o seu patrono, Zé Filho, que obteve 10.427 votos nas eleições de 2020.
Além de sepultar politicamente o ex-prefeito Zé Filho, inelegível e já debilitado, com 74 anos de idade completados em agosto e o ex-prefeito Renato Rosal, que já está com 84 anos; o Prefeito Marcos Palmeira apaga definitivamente do mapa político de Remanso a família Boson, proprietária do Hospital São Pedro, que durante mais de 50 anos, monopolizou a saúde pública de Remanso.
Nessa enxurrada de votos Marcos Palmeira e Alair derrotaram também a atual vice-prefeita, Renata Rosal, que ainda conseguiu eleger o filho, Pedro Rosal, como vereador. Outro derrotado foi o dirigente sindical João Neto, que optou por permanecer ao lado de Pedro Paulo Rosal e trabalhou insistentemente para eleger, sem sucesso, uma candidata a vereadora.
A Professora Rivânia, dirigente da APLB, outra que se afasta definitivamente da política partidária, de acordo com todos os prognósticos feitos ainda no calor da vitória, perdeu a eleição de vereadora e deve perder a direção da APLB em Remanso, por se alinhar aos bolsonaristas.
Marcos Palmeira elegeu 5 vereadores do PC do B: Geovane Passos (1.542 votos), Roberão (1.086 votos), Luiz do Sérgio (998 votos), João Pinga Pinga (889 votos) e Marcelo da Banca (866 votos).
Marcos Palmeiras elegeu ainda três vereadores do PP: Ocimar Moura (1.189 votos), Candinho do SEC (751 votos) e Ertinho do Peixe (723 votos).
Pedro Paulo só elegeu vereadores do PSD. Foram cinco candidatos eleitos: Edison Sapinho (1.859 votos, o primeiro colocado), Pedro Rosal (1.369 votos), Dr. Cristiano (1.083 votos), Marcos Brito (1.003 votos) e Carlos Castro (744 votos).
A Câmara de Vereadores de Remanso é composta por 13 vereadores e foi renovada em 38,4%, com cinco novos vereadores. Destes, dois, Candinho do SEC (PP) e João Pinga Pinga (PC do B) já exerceram mandatos de vereador. Ertinho do Peixe (PP) é estreante, assim como Pedro Rosal (PSD) e Edison Sapinho (PSD).
Apesar de insistentes comentários na cidade, por parte dos correligionários, os derrotados, Pedro Paulo e Dr. Adalto, não devem recorrer judicialmente do resultado das eleições.
Por Manoel Leão/Foto: Victor Fabrizio