A aposta do PSD de Juazeiro, sob o comando do vereador Gledson Medrado, apostando numa candidatura própria para prefeito, contrariando as bases do governo estadual, que integra, comprovou-se equivocada no fechamento das urnas e o boletim registrou uma votação inexpressiva para o candidato, Celso Carvalho, que obteve apenas 6.750 votos (5,39%).
Não bastasse o pífio desempenho para prefeito, a legenda sofreu outro revés: rifou as duas vagas que detinha na Câmara de Vereadores do município, ocupadas atualmente pelo presidente do PSD local, Gledson Medrado e pelo vereador Luciano do Valle, já que o partido não alcançou o coeficiente eleitoral.
Integrante da base de Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia, o PSD participou de toda discussão para escolha de um nome que unisse a base, inicialmente disponibilizando nomes, a exemplo de Gledson Medrado e do Coronel Anselmo Bispo, mas diante da decisão do governador e da Federação PT/PV/PCdoB, que escolheu Andrei Gonçalves (MDB) para representar a base, optou por apostar numa chapa “puro sangue”, com Celso Carvalho, sobrinho de Isaac Carvalho e mentor do projeto, que deixou a condição de candidato a vereador para compor uma chapa de prefeito com o Coronel Anselmo Bispo, de vice.
A aposta, que ao fim das apurações se mostrou equivocada, contrariou todas as previsões dos dirigentes da legenda, o PSD saiu fragilizado e não terá representante na Câmara Municipal na próxima legislatura, em que pese todas as previsões anteriores apontarem uma eleição “praticamente garantida” para uma reeleição de Gledson e Luciano.
O vereador Luciano do Valle, que perdeu a vaga mesmo obtendo mais de 2 mil votos e figurar entre os mais votados, atribuiu o fracasso à direção da legenda, em Juazeiro, na sua primeira intervenção pós eleição, na tribuna da Câmara:
“Tem gente me perguntando porque não fui eleito. Fui colocado num grupo de traidores, grupo esse que tenho certeza e convicção que os senadores Otto Alencar, Coronel e o deputado Diego Coronel não estão satisfeitos com o que aconteceu na nossa cidade. O PSD fez 115 prefeitos (Bahia) e dentro de nossa cidade não fazer um vereador, por conta de um arrumadinho, por conta de uma pessoa que era todo como galardão e quis ser no fim e na força e Deus vem e honra novamente comigo e me diz: eu vou te atender meu cervo, se tu não vai, fulano também não vai. Juazeiro precisa saber que eu não perdi a eleição, apenas me foi passada uma rasteira…” desabafou.
Confira o boletim de urna do PSD em Juazeiro:
Para prefeito:
Celso Carvalho 6.750 votos (5,39%).
Para vereador:
Luciano do Valle – 2.059 votos.
Gledson Medrado – 1.628 votos.
Assueliton – 307 votos
Elma Brito – 189 votos.
Iza de Macarrão – 155 votos.
Jeane Araújo – 133 votos.
Carlinho de Creuza – 29 votos
Ismênia Pastel e Cia – 10 votos
Jobison Bonfim – 10 votos.
Fonte da informação RGN/Fotos: Divulgação