Reeleito prefeito de Ituaçu, na Chapada Diamantina, Phellipe Brito (PSD) acumula apoios para ser candidato à presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB) no biênio 2025/2026. Ele já tem o respaldo de cerca de 100 gestores municipais, além de caciques como os senadores Otto Alencar (PSD), Ângelo Coronel (PSD) e Jaques Wagner (PT), e do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT). E mais: conta com a simpatia do atual comandante da entidade, o prefeito de Belo Campo, Quinho (PSD).
“Estamos trabalhando. Antes de colocar o meu nome, falei com o governador Jerônimo Rodrigues (PT), com o chefe de Gabinete, Adolpho Loyola (PT), com Otto, com Coronel e tenho o apoio total do ministro Rui Costa. É um processo de construção, e tenho o apoio, inclusive, de alguns prefeitos da oposição, do União Brasil, do PSDB, do PP. Graças a Deus esse movimento está tomando uma proporção muito grande e que tem a simpatia também de Quinho”, declarou Phellipe ao Política Livre.
Questionado sobre a possível concorrência do prefeito eleito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, também do PSD e hoje deputado estadual, Phellipe afirmou que começou a se articular primeiro, e que, por isso, deve ter o apoio da legenda. Em entrevistas à imprensa, Otto, que lidera a sigla no Estado, tem dito que não vai interferir na disputa pela presidência da UPB, mas já sinalizou no partido que dará preferência a quem se viabilizar. Eures já foi presidente da entidade.
Vale lembrar que Phellipe Brito teve o apoio de Jerônimo e dos caciques petistas para ser reeleito prefeito de Ituaçu mesmo o PT tendo candidato próprio no município. O prefeito também é próximo de Lucas Reis (PT), chefe de Gabinete de Wagner e candidato a deputado federal em 2026. A eleição para a presidência da UPB acontece em janeiro de 2025.
Política Livre/Foto: Divulgação