Divulgado neste quarta-feira (23/10), pelo Ministério da Saúde, o ranking de desempenho de Atenção Básica à Saúde nos municípios brasileiros.
Remanso, ao norte da Bahia, integra junto com outros 9 municípios a Regional Juazeiro da Saúde, e tem realizado um esforço concentrado na melhoria dos índices de Saúde Básica. O município saiu em pouco menos de 4 anos das últimas colocações para estar entre os cinco primeiros da região, ultrapassando Casa Nova e Juazeiro, as duas maiores cidades da RNS-Norte. Remanso ultrapassa também outra gigante, Petrolina no Estado de Pernambuco.
Do terceiro quadrimestre de 2020, ainda na gestão municipal anterior, com o ISF (Indicador Sintético Final) em 3.45, Remanso saltou, nos três anos e dois quadrimestres seguintes para 8,42, dentro da média de 272 municípios da Bahia, ultrapassando Juazeiro, que no segundo quadrimestre de 2024, que obteve 7,8 e Casa Nova com 7,5;
O surpreendente, é que Remanso ultrapassa também Petrolina, ficando à frente das duas cidades referências em saúde na região; Petrolina que só obteve 6,65, muito abaixo do índice de aprovação.
Eliane Lima, Diretora de Atenção Básica de Remanso, tem uma explicação concisa sobre o crescente desempenho de Remanso: “Comprometimento, apoio e equipes motivadas. Perseguimos o primeiro lugar na RNS-Norte”.
O Prefeito Marcos Palmeira não esconde a satisfação do “dever cumprido”: “Superamos cidades bem maiores na Atenção Básica à Saúde, que é a que garante desenvolvimento saudável das crianças, desde antes do nascimento” e arrisca uma previsão: “Vamos manter o ritmo e estaremos entre os primeiros municípios da Bahia em mais alguns quadrimestres”.
O Previne Brasil mede o desempenho de sete indicadores de saúde básica, a saúde pública de responsabilidade dos municípios:
1. Proporção de gestantes com pelo menos 6 consultas pré-natal realizadas;
2. Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV1;
3. Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado;
4. Proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS2;
5. Proporção de crianças de 1 ano de idade vacinadas na APS contra várias doenças;
6. Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre e 7.Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.
Compõem a RNS-Norte os seguintes municípios: Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá. Juazeiro, Pilão Arcado. Remanso. Sento Sé, Sobradinho e Uauá.
POR MANOEL LEÃO/fOTO: dIVULGAÇÃO