Especialista do Bernoulli dá dicas valiosas para quem vai fazer a prova no próximo domingo, 10.
Com o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) concluído, o foco se volta para a próxima etapa: o segundo dia de provas, que abordará as disciplinas de Ciências da Natureza e Matemática. Essa etapa exige atenção redobrada na administração do tempo, pois o volume de questões pode facilmente ultrapassar o tempo disponível. Uma estratégia eficaz é dividir o tempo igualmente entre as disciplinas e alternar entre elas.
De acordo com o coordenador pedagógico do Bernoulli, Vinicius Costa, manter a concentração para essa segunda fase é crucial. “O Exame ainda não terminou. Então, mesmo que o candidato sinta que não teve um bom desempenho na primeira etapa, ele pode melhorar a sua nota. Por isso, esse é o momento de manter o foco no que está por vir e deixar de lado o que já passou.”
Para o segundo dia de provas, marcado para o próximo domingo, 10, o coordenador explica que, apesar de ser um dos temas mais temidos pelos alunos, a prova de Matemática é também uma oportunidade de aumentar a nota. “Essa prova pode chegar até os mil pontos e tem muita matemática básica. Então, o candidato consegue encontrar questões mais fáceis para resolver primeiro,” destaca.
Além disso, devido à Teoria de Resposta ao Item (TRI), é fundamental que o candidato priorize as questões mais simples para obter uma melhor pontuação na prova. A TRI é o algoritmo utilizado para corrigir e pontuar as questões do Enem, identificando, pelo padrão de acertos, se o aluno sabia o conteúdo ou se acertou por chute.
Outra importante dica é mesclar as questões de Matemática, Química e Física com Biologia, sempre buscando as mais fáceis primeiro. Em termos de preparação, este é o momento em que os candidatos devem dedicar um tempo para revisar os principais tópicos de Matemática e Ciências da Natureza e praticar, resolvendo questões por meio de simulados, provas anteriores do Enem e de vestibulares, sites e aplicativos. “Isso vai ajudar o candidato a consolidar o conhecimento e aprimorar suas habilidades de resolução de problemas,” afirma Vinicius Costa.
Impulsiona Enem
Para ajudar os estudantes nesta reta final de preparação para o Enem, o Bernoulli oferece ações gratuitas que podem fazer a diferença. Na sexta-feira, 8, será realizada a live Diagnosticando o Enem, em que os professores especialistas vão analisar o formato da prova e dar dicas estratégicas para cada área do conhecimento.
Além disso, no próximo domingo, ocorrerá a aguardada live de discussões sobre as provas, quando serão analisadas as questões e estratégias de resolução, proporcionando um momento de grande aprendizado para os alunos.
O candidato também tem acesso a mais conteúdos exclusivos que podem ser utilizados para reforçar a preparação. Mais informações sobre essas iniciativas e como participar estão disponíveis no site: https://www.bernoulli.com.br/lp/impulsiona-enem/.
Dicas importantes para o segundo dia de provas do Enem:
● Refletir sobre o primeiro dia: o que deu certo e o que pode ser melhorado;
● Gerenciar o tempo com sabedoria;
● Descansar e se alimentar bem;
● Manter a calma e a confiança;
● Usar o tempo extra para revisão;
● Utilizar os recursos disponíveis para solucionar questões.
Sobre o Bernoulli – O Bernoulli Educação acredita que, se o olho brilha, muda tudo. Afinal, o grupo tem como propósito desenvolver melhores pessoas para o mundo por meio de uma educação inspiradora e de excelência, oferecendo ferramentas para os alunos transformarem sua história e a sociedade. Em atividade desde 2000, o Bernoulli é um dos grupos educacionais de maior destaque no Brasil. É formado pelo Bernoulli Go; pelos Colégios e Pré-Vestibulares Bernoulli, com unidades em Belo Horizonte e em Salvador; e pelo Bernoulli Sistema de Ensino, que desenvolve soluções didáticas utilizadas por mais de mil escolas parceiras em todos os estados do Brasil, entre elas estão quatorze das 50 melhores escolas do Brasil no Enem, dois Centros de Comercialização de Distribuição (CCDs) em Minas Gerais (Contagem) e em São Paulo (Guarulhos), além de três escolas no Japão que utilizam nossas soluções, beneficiando mais de 300 mil estudantes. O Bernoulli conquistou por 11 vezes o primeiro lugar nacional do Enem e é, por sete anos consecutivos, o primeiro lugar da Bahia. Como parte do seu compromisso em oferecer novas oportunidades, desde 2018, o Bernoulli participa do Projeto Ismart, uma entidade privada e sem fins lucrativos, que identifica jovens talentos de baixa renda e concede bolsas em escolas particulares de excelência e acesso a programas de desenvolvimento profissional.
Por Raphael Santana/Foto: Divulgação