O jurista e vereador Edvaldo Brito (PSD) está mais feliz porque um sonho de muitos anos vai se concretizar. Esta semana, o governador Jerônimo Rodrigues enviou à Assembleia Legislativa Projeto de Lei que autoriza a criação da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes por Discriminação e Intolerância Racial e Religiosa (Decrin). A expectativa é a de que no Carnaval a delegacia já esteja funcionando.
Brito sempre foi um dos defensores da criação desta delegacia. Em janeiro de 2019, ele teve uma audiência com o então secretário de Justiça, Maurício Barbosa, formalizando um pedido nesse sentido, depois de vários ataques a Terreiros de Candomblé, sítios sagrados e à Igreja do Bonfim, amplamente noticiados pela mídia na época. Em seguida, Brito enviou a solicitação ao governador, embasado na Constituição Federal e na Constituição do Estado da Bahia.
“É um sonho que se torna realidade, um presente para a Bahia e para mim, que estou encerrando a minha atividade legislativa. Por ano, as delegacias registram cerca de 70 desses crimes e agora, acredito, muito mais pessoas vão ter coragem de denunciar e exigir uma ação para coibir esses abusos”, comemorou Brito.
Foto: Valdemiro Lopes/Arquivo/CMS