A Câmara de Vereadores de Petrolina aprovou, nesta quinta-feira (21), aumento salarial. O Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 001/2024 aprovado em 1ª votação por 18 votos a favor e apenas um contra do vereador Gaturiano Cigano.
A assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Petrolina, informou que “não foi apresentado o novo valor salarial, somente a alteração na Lei Orgânica”.
Ainda de acordo com a assessoria, o que “foi votado hoje foi uma adequação do texto da Lei Orgânica a Constituição que estabelece que o subsidio dos vereadores será de até 60% dos deputados estaduais, antes na Lei Orgânica o percetual era de 50%.
O projeto tinha como finalidade reajustar o salário dos vereadores que agora receberão subsídio fixado por resolução de iniciativa da Câmara Municipal, em 60% daquele estabelecido para os Deputados Estaduais de Pernambuco. Detalhe: os salários saem de 15 mil, para quase 20 mil.
O vereaor Gaturiano Cigano declarou que “o voto era contrário em respeito ao povo” e ainda justificou “sua oposição ao projeto, afirmando que não considera o aumento necessário e enfatizando que a política, para ele, não é um meio de sustento, mas um desafio”.
“Não tenho a política como emprego. Os vereadores já são bem remunerados, trabalhando apenas duas vezes por semana e Tenho quase 60 funcionários na minha fazenda, que ganham apenas um salário mínimo e trabalham de 6h da manhã até 4h da tarde. Em respeito a eles e aos aposentados que muitas vezes escolhem entre comprar remédio ou fazer feira, meu voto é contrário ao aumento”, afirmou.