A edição 2024 da Operação ‘Papai Noel’ será lançada em Petrolina na próxima quarta-feira (4 de dezembro), às 9h, na Tenda Cultura do Bambuzinho, Avenida Souza Filho, Centro da cidade. A iniciativa reúne ações integradas de segurança promovidas pelas Polícias Militar e Civil, Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) e Guarda Civil Municipal (GCM), contando com a parceria irrestrita das entidades representativas do comércio varejista local: Sindilojas e a CDL.
A operação se estenderá até o dia 6 de janeiro e terá intensificação das ações de segurança pública não somente no comércio do Centro, mas também dos bairros da cidade. O objetivo é garantir que consumidores e a população de uma maneira geral possam realizar suas compras de final de ano com mais tranquilidade.
“É um período no qual, naturalmente, há um fluxo maior de pessoas nas áreas comerciais, portanto, se faz fundamental ter esse incremento no efetivo. O Centro ganhará o reforço dos policiais militares escalados no regime extraordinário“, enfatiza o comandante do 5° Batalhão da Policia Militar, tenente coronel Cláusio Magnes.
A exemplo dos anos anteriores, haverá um ônibus de monitoramento da GCM. A Polícia Civil vai utilizar dessa estrutura para lavrar possíveis ocorrências de roubos e furtos, por exemplo. O atendimento ao público será das 8h às 17h e, após esse horário, as ocorrências serão direcionadas para a delegacia, que funciona no bairro Outro Preto.
“Com a maior movimentação de dinheiro, pelo pagamento do 13º salário de funcionários públicos e de empresas, entendemos que se faz necessário um reforço das forças de segurança nos principais locais de fluxo de pessoas, como lojas, bancos, mercados e praças durante todo esse período. Sendo assim, a cada operação Papai Noel, procuramos discutir e planejar juntos com nossos parceiros ações para que possamos ter uma cidade mais segura principalmente nas compras de fim de ano”, destaca o presidente da CDL Petrolina Deusemar dos Santos.
Além do reforço na segurança, o trânsito da cidade – que também aumenta seu fluxo nesse período – vai contar com fiscalizações e orientações mais intensificadas pelos agentes da AMMPLA. “Acreditamos que esta edição da Operação Papai Noel será, a exemplo dos anos anteriores, muito exitosa. Até porque ela representa o esforço coletivo das instituições de segurança, juntamente com as entidades do comércio varejista, para que as festividades de final de ano, englobando Natal e Réveillon, ocorram dentro da mais perfeita ordem, paz e segurança“, pontua o presidente do Sindilojas Petrolina, Joaquim de Castro.
Serviços
Durante a operação a Polícia Militar deve reforçar, junto à população, dois importantes serviços: o Alerta Celular e o Aplicativo Comércio Seguro. No Alerta Celular as pessoas são orientadas a cadastrarem o número de identificação do aparelho (IMEI) através de um aplicativo desenvolvido pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE). Caso a polícia venha a abordar alguma pessoa suspeita, se ela estiver com algum celular que tenha sido furtado ou roubado, é possível identificar o dono, caso o aparelho tenha sido cadastrado.
Já em parceria com a CDL Petrolina, o 5º BPM desenvolveu o aplicativo Comércio Seguro. Com apenas um toque no botão ‘S.O.S PM’, o lojista pode solicitar ajuda imediata da polícia, garantindo a segurança do seu estabelecimento e de seus clientes. Para mais informações sobre o aplicativo, basta entrar em contato com a CDL Petrolina através do telefone (87) 3862-1322 ou pelo e-mail cdlpetrolina@cdlpetrolina.com.br.
Foto: divulgação Sindilojas/arquivo